Saúde mental: é preciso ter atenção e debate aberto o ano inteiro

        01 de fevereiro, 2024

 
Viramos a página do calendário, mas a conscientização sobre saúde mental não pode ficar apenas como um objetivo do movimento Janeiro Branco. A dedicação a esse tema precisa fazer parte de um alerta constante de todos os meses e dias, pois quando todos se dedicam a um debate franco e sem tabus sobe saúde mental, a humanidade tem mais chances de conquistar uma vida satisfatória em todos os aspectos, conforme defende a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
Boa leitura!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar em que uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, relacionar-se bem com as circunstâncias da vida, ser capaz de trabalhar e contribuir com a família e com a comunidade. Ou seja, é um conceito relacionado à forma como o ser humano reage aos desejos, capacidades, emoções e frustrações do dia a dia.
Ainda segundo a SBP, saúde mental tem relação com:
• Estar bem consigo mesmo(a), com familiares, colegas, amigos e qualquer outro indivíduo.
• Entender os desafios da vida.
• Saber lidar com emoções boas e desagradáveis, pois todas fazem parte da vida.
• Reconhecer o próprio limite e, quando necessário, buscar ajuda.

Sim, buscar ajuda!
Quando a turbulência das emoções bater à porta, não deixe de contar com quem entende do assunto. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e precisa de atenção e cuidado constante. Por isso, dê atenção às suas emoções e, ao primeiro sinal de alerta, converse com um especialista.
Autoconhecimento
Como parte tão importante quanto a psicoterapia nesse processo, profissionais da Psiquiatria desempenham um papel fundamental. Ambas áreas desenvolvem estratégias para alívio dos sintomas (que muita gente tem, mas nem todo mundo reconhece ou está disposto a falar sobre).
Mais cuidado, menos tabu!
Junte-se a nós nessa jornada! Vamos valorizar e cuidar da nossa saúde mental não apenas em janeiro, mas durante todo o ano. Porque quando a mente está em equilíbrio, a vida se torna mais leve!
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.