Semana da Criança: Unimed Cascavel ensina receitas saudáveis para colaboradores do Eureca I

        16 de outubro, 2020


 

Imagine um bolo de berinjela que parece de chocolate... ou uma deliciosa torta que nem parece ser feita à base de legumes! Na semana em que se comemora o Dia das Crianças e o Dia Mundial da Alimentação (16), a Unimed Cascavel reuniu pessoas diretamente envolvidas com o Coral Rouxinol para falar sobre alimentação e saúde.

Na tarde de terça-feira (13), profissionais do Eureca I - entidade parceira da cooperativa de saúde para a realização do coral infantil - estiveram no Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel para receberem orientações teóricas e práticas. Sabendo da armadilha de descontar as frustrações na comida (e em que muita gente cai, em todas as idades), a psicóloga Ariella Sousa, do setor de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, foi convidada a falar. “O objetivo foi mostrar que a nossa alimentação tem uma relação direta com as emoções e trazer para eles uma reflexão sobre o autocuidado e sobre como está sendo a alimentação de cada um. Se cada um está ou não descontando as frustrações na comida e se a relação deles com os alimentos é algo saudável ou não”, explicou a psicóloga.


 

Estimulando a ideia de saúde integral, a cooperativa também convidou educadoras físicas de um academia parceira para ensinar atividades simples e saudáveis. “O objetivo foi conciliar corpo e mente, para que os dois trabalhem juntos, pensando não só benefício estético da atividade física, mas as vantagens para o dia a dia, seja um alívio de dor, uma disposição maior para o trabalho, para brincar ou curtir o dia a dia. Queremos mostrar que o importante é começar,” contou a educadora física Patrícia Klein Weber.


 

Prática na cozinha

Também foram práticas as dicas repassadas pela nutricionista Gabriella Aparecida Vieira, do setor de Medicina Preventiva. Ela levou todos os participantes para a cozinha, onde receitas fáceis, baratas, saudáveis e gostosas foram preparadas para os adultos que, ao conhecerem as vantagens dos pratos, já pensaram em servi-los, mais tarde, às crianças do Eureca I. “A gente tem sempre o foco na alimentação saudável, e eu ainda trouxe algumas receitas diferentes que podem ser adaptadas. Por exemplo, a torta de cenoura também pode ser feita com beterraba ou brócolis e a farinha de trigo pode ser trocada pela de arroz. Também falamos do reaproveitamento dos alimentos e adaptamos a sobremesa com a utilização de um legume, para que eles vejam a possibilidade, principalmente para as crianças, de inserir um legume em uma receita supergostosa”, revela a nutricionista da Unimed.


 

Não parece, mas é...

Cozinheira do Eureca I há sete anos, a Rosana de Andrade Alves de Souza adorou a ideia de preparar pratos gostosos e saudáveis com ingredientes para os quais a criançada costuma torcer o nariz. “Particularmente, achei o bolinho de chocolate feito de berinjela muito interessante. Eu adoro trabalhar na cozinha e vou preparar receitas diferentes para a minha família e para as crianças, sem que elas percebam que serão feitas com berinjela ou algum outro legume”, adiantou a cozinheira de mão cheia.

Animada com o que aprendeu, a coordenadora do Eureca I não vê a hora das crianças do projeto voltarem a participar presencialmente das atividades. “O que me chamou muito a atenção foi que, além de saudáveis, essas receitas são fáceis de fazer e levam ingredientes mais acessíveis. Como a entidade distribui alguns produtos para essas famílias carentes, com certeza a gente vai poder repassar essas receitas para que elas façam um bom uso desses itens, como a berinjela, a abobrinha e outras coisas que elas recebem e, por vezes, acabam não consumindo por não terem uma receita saudável e com gosto legal,” agradece Adriana Rossini.

“Cuidado e atenção são características importantíssimas para a Unimed Cascavel. Olhar para esse grupo de pessoas que cuidam das crianças do Coral Rouxinol, bem como para as famílias dessas pessoas, e proporcionar um momento acolhedor e diferente é fundamental, principalmente neste momento de pandemia”, avalia Jéssica Tabalipa, colaboradora do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Brownie funcional de berinjela

Ingredientes

• ½ berinjela (utilizar a parte do meio)
• 2 ovos
• 4 colheres (sopa) de leite em pó sem açúcar
• 2 colheres de cacau em pó
• 1 colher (sopa) de café solúvel
• 2 colheres de açúcar demerara
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Cortar a berinjela em fatias (aproximadamente 10 fatias) e adicionar no microondas por 5 minutos. Bater tudo no liquidificador (bater bem). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Tempo de forno: de 30 a 40 minutos.

Cobertura opcional: Brigadeiro fake

• 4 colheres (sopa) de leite em pó sem açúcar
• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (cacau acima de 50%)
• Chocolate amargo (acima de 50%)

Modo de preparo

Em uma vasilha, adicione o leite em pó e o chocolate em pó. Aos poucos, vá acrescentando a água ou o leite, até obter uma consistência cremosa. Rale o chocolate e jogue por cima da cobertura.

Cuidar de você. Esse é o plano.