Show Rural: Unimed Cascavel fala das principais doenças entre agricultores

        07 de fevereiro, 2019

No penúltimo dia do Show Rural Coopavel 2019, a Unimed Cascavel levou uma enfermeira do setor de Medicina Preventiva para falar sobre as principais doenças que atingem as pessoas que vivem no campo. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a exposição excessiva aos raios solares, principalmente entre as 10h e 16h, é a maior causa do câncer de pele, que o tipo de maior incidência no Brasil.

“Aqui no estande da Unimed Cascavel no Show Rural, a gente tem reforçado entre os visitantes a necessidade de usar o protetor solar e também recorrer às barreiras físicas contra os raios solares, a exemplo de chapéus e bonés.” – Simone Chiaretti, enfermeira da Unimed Cascavel.

A dona Valéria Schuster Leske moras no distrito de Vila Nova, em Toledo, onde é produtora de soja e de milho. Nascida em família de agricultores que trabalhavam no campo desde criança, ele teve dois irmãos que tiveram câncer de pele. “Quem trabalha no campo, não tem como fugir do sol. A gente vê nascer e se por todos os dias, em cima da pele da gente. Por isso, hoje em dia, a gente sempre usa protetor solar.”

Além do medo de desenvolver doenças pelo excesso de sol, há outros fatores que levaram a dona Valéria a contratar um plano de saúde da Unimed há 30 anos. “Para ter saúde, eu sempre faço os exames preventivos. Meu marido nunca havia precisado, mas faz quatro anos que sofreu dois infartos. Neste período, usamos muito o plano de saúde, o que foi muito bom,” acrescentou.

O João Manoel de Oliveira e Souza é funcionário público em Vera Cruz do Oeste, ele nasceu com escoliose, uma curvatura anormal da coluna. Desde então, a família toda passou a contar com a Unimed Cascavel.  “A Unimed é uma segurança para a gente. Nós sempre recomendamos a Unimed para quem a gente pode.” Ele e a mãe passeavam pelos corredores do Show Rural quando decidiram entrar no estande da Unimed Cascavel e participar das atividades da campanha Mude 1 Hábito. Eles fizeram polichinelos e ganharam um copo personalizado da cooperativa de saúde.

O João e mais um exemplo de que não existe limitação para a vida saudável. A Bruna Miranda também pensa assim. Ela está grávida de oito meses e superansiosa pela chegada do pequeno Matheus, que virá ao mundo em março. “Foi muito gostoso participar das atividades propostas aqui pela Unimed. Eu já faço caminhada e alguns outros exercícios, porque é sempre bom. Ainda mais para gestantes iguais a mim, que querem ter parto normal.”

Antes de ir embora, Bruna comprovou ter aprendido bem as orientações repassadas pela equipe da Unimed: “Existem pessoas que ficam acomodadas e, por isso, tem tanta gente sofrendo de doenças cardíacas, por exemplo. Praticar 15 minutinhos de exercícios físicos por dia já ajuda”, finalizou a futura mamãe.

Cuidar de você. Esse é o plano.