Unimed Cascavel ajuda aprendizes do futuro a terem chances no mercado de trabalho

        13 de novembro, 2020


 

O vínculo entre Julia e Bianca Andrade de Souza Martins começou há 15 anos, ainda no útero materno. Gêmeas idênticas, ambas têm planos de vencer as dificuldades sociais e serem alguém na vida. “Eu tenho muitos sonhos pela frente, mas sei dizer que quero ter uma boa condição financeira e ser independente”, conta Julia (à esquerda).

As irmãs estão entre os sete adolescentes que participaram de um projeto desenvolvido pela Unimed Cascavel para dar oportunidade de desenvolvimento a jovens de comunidades carentes. “Em parceria com a Guarda Mirim, iniciamos o projeto Aprendiz do Futuro com a intenção de apresentar o mercado de trabalho a esses jovens. Começamos apresentando a dinâmica das atividades dentro da própria cooperativa de saúde. A troca de informações gerou neles o interesse em continuar investindo no futuro, tendo ainda a possibilidade de um dia se tornarem parte da cooperativa ou fazerem parte do quadro de colaboradores de clínicas e hospitais conveniados”, explica Jéssica Tabalipa, colaboradora do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Bianca adorou a ideia e até consegue se imaginar fazendo parte da cooperativa. “Meu novo sonho é trabalhar na Unimed. Depois, quero fazer faculdade e ser médica”, revela a jovem de sorriso expressivo, ao descrever o quanto se encantou com os dois dias de treinamento pelos quais o grupo passou, nos dias 4 e 11 de novembro. “Com o Jeito de Cuidar Unimed, aprendi que a gente precisa saber se colocar no lugar das pessoas e tratá-las sempre da melhor maneira possível. Vou levar isso para a minha vida toda”, acrescenta Julia.

Aprendiz do Futuro


 

O projeto, realizado em parceria com o Eureca I, é uma chance a mais para jovens que já fizeram parte do Coral Rouxinol - proposta da Unimed Cascavel que oferece oportunidade de acesso à cultura, ao lazer e à educação - e do Centro da Juventude. As atividades voltadas aos aprendizes têm parceria com a Guarda Mirim. A iniciativa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs 3, 8, 10 e 17) e reforça o a responsabilidade que a Unimed Cascavel já tem com esse público, visto que a singular tem contratados nove jovens nesta situação, estimulando a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho.

Dicas de ouro


 

Além de conhecerem todos os setores da Unimed Cascavel, os participantes ainda receberam certificados e dicas de como elaborar um currículo e se comportar em uma entrevista de emprego. “Acredito que todo o conteúdo trabalhado teve um grande significado para cada um dos jovens que aqui esteve. Os olhinhos brilhavam a cada nova informação e descoberta. Foi notória a identificação com as profissões a partir dos direcionamentos da orientação profissional e das dicas sobre os cursos técnicos e de graduação. Foi gratificante fazer parte deste projeto”, diz a colaboradora Grazielle Dias Andrade, do setor de Gestão de Pessoas da Unimed Cascavel.

Dedicação


 

Aos 15 anos de idade, João Victor Camargo de Oliveira está no 1º ano do Ensino Médio. Ele mora com a irmã e os pais, no bairro Melissa II, em uma das áreas mais carentes de Cascavel. O garoto com olhos de quem sonha alto foi feliz no Coral Rouxinol e, agora, quer alçar novos voos. “Eu sei que tenho que estudar sempre e me dedicar muito para realizar os meus sonhos.”

Oportunidade. Esse é o plano.