Unimed Cascavel começa novas turmas do Na Medida e Na Medida Kids

        14 de maio, 2021

Existem duas formas de encarar o excesso de peso: uma guerra contra a balança ou uma batalha em favor da saúde. A Unimed Cascavel quer que as pessoas vivam melhor e incentiva a adoção de novos hábitos que promovam um melhor estilo de vida.

Na Medida


 

Começou no dia 6 de maio mais uma turma do projeto Na Medida, oferecido pela Cooperativa aos beneficiários que estejam com obesidade ou sobrepeso. As orientações médicas, nutricionais e psicológicas são oferecidas pela equipe multiprofissional do Centro de Atenção à Saúde (CAS), em encontros realizados a cada 15 dias (sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 20h), ao longo de três meses. Além das palestras, também há acompanhamento por seis meses com uma nutricionista da Unimed e prática de atividades físicas duas vezes por semana, ao longo de três meses, em parceria com a academia Curves. “No primeiro encontro sempre tem muita expectativa. A gente faz uma breve pesquisa com cada um dos participantes para saber se existe algum quadro de ansiedade que esteja desencadeando transtornos alimentares, tem também o questionário aplicado pela nutricionista, ou seja, eles passam por uma avaliação inicial para que a gente possa conhece-los melhor antes de começarmos as atividades em grupo”, explica a psicóloga Ariella Sousa.


 

O casal Tânia Lúcia e Waldemar está no grupo de 13 pessoas que formam a quarta turma de 2021. Tânia revela o quanto a rotina imposta pela pandemia prejudicou os hábitos em casa. “Acumulei 20 quilos e já percebia que precisava mudar minha rotina alimentar. Aí, fiquei sabendo deste projeto da Unimed e decidi trazer meu marido para participarmos juntos,” conta a auxiliar de saúde. O marido aceitou o convite, reforçado pelo alerta feito pelo cardiologista do casal. “Eu ganhei muito peso no último ano. Meu cardiologista acompanha o histórico do meu peso e me alertou para as mudanças perigosas desse último ano, já que ficamos afastados da academia por causa da pandemia de Covid-19.”

Waldemar tem ainda um desafio pessoal: “Eu quero terminar o ano em forma. Recebi um convite de um amigo para participar de uma competição de caratê, no ano que vem. Eu quero estar em condições de ir e de me orgulhar,” finaliza o publicitário e jornalista.

Na Medida Kids


 

Com menos idade mas sujeitos aos mesmos perigos dos maus hábitos, as crianças estão no foco do projeto Na Medida Kids. A Unimed Cascavel começou a segunda turma do ano no dia 12 de maio. Para elas, os encontros a cada duas semanas são sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, ao longo de três meses. “A mudança de hábitos deve acontecer o quanto antes, mesmo na infância. Foi pensando nisso que a gente criou o projeto Na Medida Kids, com foco na importância de melhorar os hábitos das crianças. Não é só por questão de peso que eles estão aqui. Eles vêm para melhorar a qualidade de vida”, reforça Gabriela Aparecida Vieira, nutricionista da Unimed Cascavel.


 

Atenta à saúde dos filhos, Jaqueline Trovo trouxe o primogênito e o caçula para o projeto. “A pandemia alterou muito a rotina de atividades físicas deles. Em relação ao Davi, a minha maior preocupação tem sido a falta exercícios. Já com o Artur, a questão é a má alimentação”, conta a mamãe.

“Antes da pandemia, eu praticava basquete na escola, todas as terças e quintas. Eu me sentia muito mais ativo.” - Davi, 11 anos.

“Não estou comendo muita salada. Acho que eu preciso comer mais frutas e verduras.” – Artur, 7 anos.

Interessou?

Para participar do Na Medida ou Na Medida Kids, é preciso ser beneficiário Unimed Cascavel. Entre em contato pelo telefone (45) 3099-4122.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: