Unimed Cascavel entrega dez cadeiras de rodas da campanha “Doe lacres. Doe tampinhas”

        01 de março, 2021


 

A rotina de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida têm sido ainda mais difícil por causa da pandemia. Neste período em que a proximidade e o toque não são recomendados, elas se tornaram mais dependentes de cadeiras de rodas. Para entidades que atendem pessoas com necessidades especiais, esses itens são fundamentais (além de caros).

Na última de semana de fevereiro, a Unimed Cascavel entregou dez cadeiras de rodas compradas por meio da 7ª edição da campanha “Doe Lacres. Doe tampinhas”. Entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, a Cooperativa contou com diversos empresas parceiras, colaboradores, secretárias e de toda a comunidade para arrecadar 870,4 kg de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas de todos os tipos. Os itens foram vendidos para uma empresa especializada. Com o dinheiro somado ao aporte dado pela própria Unimed, foi possível comprar as cadeiras e beneficiar oito entidades assistenciais de Cascavel, Guaraniaçu, Ubiratã e Nova Cantu:

• Apae de Cascavel (1 cadeira)
• Apae de Guaraniaçu (1 cadeira)
• Abrigo São Vicente de Paulo (1 cadeira)
• Uopeccan de Cascavel (1 cadeira)
• Instituto Sicoob de Cascavel (1 cadeira)
• Apae de Nova Cantu (1 cadeira)
• Apae de Ubiratã (2 cadeiras)
• Lar dos Velhinhos de Ubiratã (2 cadeiras)

A entrega foi realizada no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), em Cascavel e Ubiratã, durante cerimônias restritas devido à pandemia de Covid-19. “Esta é uma campanha muito bonita, feita com base em um ato tão simples de juntar um lacre de latinha de refrigerante, por exemplo. Esses materiais que conseguimos somar são resultado de muito carinho que, todos os anos, transformam-se em cadeiras de rodas para quem precisa. Como essa campanha nunca para, eu aproveito para convidar pessoas e empresas a participarem com a gente”, diz o médico Danilo Galletto, presidente da Unimed Cascavel.


 

Esforço coletivo

Bares, mercearias, lanchonetes e restaurantes de Guaraniaçu se envolveram para juntar os lacres e tampinhas plásticas. Em casa, moradores da cidade também se envolveram com a campanha, assim como os 42 colaboradores da Apae do município, que atende 107 alunos. “Esta ajuda tem uma importância enorme, visto que os nossos recursos são escassos para comprar esse tipo de equipamentos. Nós temos um grande número de alunos que precisam de cadeiras de rodas, tanto por conta de deficiências físicas quanto pela baixa mobilidade. As cadeira que vêm para nós e para outras entidades são muito importantes”, resume Maricleia Gemelli, diretora da Apae de Guaraniaçu.

Dos 60 aos 110!

Em Ubiratã, o Lar dos Velhinhos atende 28 idosos entre 60 e 110 anos de idade. “Essas cadeiras de rodas vão ajudar muito no nosso dia a dia. Nós temos muitos idosos sem mobilidade, e as cadeiras são o único meio para eles se locomoverem até o refeitório, para o quarto, para o banheiro...  Para a gente, esse é um artigo de primeira necessidade. Atendemos ainda idosos com mobilidade parcial e, neste momento em que o contato deve ser reduzido por causa da pandemia, também estamos precisando muito da cadeira para esses casos, já que não podemos dar o ombro para o idoso se apoiar, por exemplo”, explica Ana Cláudia de Lima Santos, presidente da entidade.

Ajuda aos carentes

Ainda em Ubiratã, a Apae está com 135 alunos de 0 a 65 anos de idade. “A maioria dos nossos atendidos é carente, e nós, enquanto instituição, também não temos condições de comprar essas cadeiras. É esse trabalho que a Unimed faz em parceria com tanta gente que tem sido o diferencial”, conta Solange Cristina Trevisan Peguin, diretora da Apae de Ubiratã.

Solidariedade

Em sete edições da campanha, a Unimed Cascavel doou 42 cadeiras de rodas para 13 instituições de Cascavel e da região.

O médico José Carlos Marques, conselheiro de Atendimento Regional de Ubiratã, reforça o papel social desta campanha desenvolvida pela Cooperativa: “Quanto mais a gente investir na nossa comunidade e quanto mais a gente investir em ações sociais, mais conforto a gente vai trazer para as pessoas. Tem gente que até pode achar que isso é pouco mas para quem precisa, isso é muito! Você ver esse trabalho realizado é motivo de satisfação, pois estamos presentes na nossa comunidade.”

8ª edição

A edição do ano de 2021 já começou. Desta vez, serão beneficiadas cinco instituições:

• Associação Pro-Renal Oeste de Cascavel
• Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel (Adefica)
• Apae de Cascavel
• Apae de Ubiratã
• Lar dos Velhinhos de Ubiratã

Entregue os lacres e tampinhas até os pontos de coleta:

• Sede da Unimed Cascavel: R. Barão do Cerro Azul, 594 – Centro
• Centro de Atenção à Saúde (CAS Cascavel): Av. Tancredo Neves, 1189 – Centro
• Centro de Atenção à Saúde (CAS Cafelândia): R. Munhoz de Melo, 87 - Sala 2
• Posto de vendas em Ubiratã: Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1566

Seja parceiro (a) dessa ideia! Solidariedade. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: