Unimed Cascavel lança programa ‘Idoso na Praça’ e promove sábado de saúde e movimento no Centro da cidade

27 de fevereiro, 2026


 

O sábado amanheceu cedinho na Praça Wilson Joffre, no Centro de Cascavel. Antes mesmo das 8h já havia gente circulando pelo espaço preparado no coração da cidade para o “Verão Unimed”, que fez jus ao nome: levou calor, movimento e música para quem topou começar o fim de semana com a energia lá em cima.

O convite foi aberto a toda comunidade, com a programação planejada pela Unimed Cascavel para públicos de todas as idades:

• Frutas
• Água
• Pipoca
• Algodão doce
• Pintura facial para as crianças
• Espaço infantil para desenho



 

Desta vez, uma grande novidade também estava no cronograma: o lançamento do programa Idoso na Praça, iniciativa que seguirá em toda as estações do ano.

Idoso na Praça

A iniciativa da Unimed Cascavel tem o apoio técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A meta é ampliar parte das atividades exclusivas dos beneficiários da operadora de saúde para toda a comunidade 60+ do município.

Uma vez por semana, um educador físico e profissionais de saúde estarão em praças da cidade que contam com academias da terceira idade, oferecendo orientação gratuita para quem quer se exercitar com segurança. É movimento com acompanhamento, prevenção na prática e saúde como rotina.

O gestor de parcerias da secretaria, Fábio Tomazzetto, destacou a importância da cooperação técnica para fortalecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo. Na sequência, o médico João Gabriel Barboza Rios - coordenador do Espaço Viver Bem da Unimed Cascavel - reforçou que estimular saúde é antecipar cuidado.

“Inauguramos esse evento que estimula o autocuidado dos idosos também nas praças de Cascavel, com o desafio de alcançar também pessoas que não tenham o plano de saúde Unimed Cascavel. É importante que todos tenham hábitos de vida mais saudáveis, especialmente com o passar do tempo, e estimular esse autocuidado entre a nossa população. Esse foi o nosso objetivo, e foi muito gratificante ver as pessoas participando, o entrosamento entre todos. Que isso possa crescer cada vez mais para fomentarmos esses hábitos em Cascavel”, disse.

E o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Cascavel, Dr. Erwin Soliva Junior, lembrou que a missão de cuidar das pessoas está na origem do Sistema Unimed — e encontra na prevenção seu caminho mais consistente.

“Essas atividades, que vão além dos consultórios médicos e dos muros da Unimed Cascavel, ajudam a Cooperativa a cumprir o papel de prevenir doenças e promover saúde e bem-estar. Além disso, ao participar dessas atividades coletivas, especialmente no caso da população 60+, há outros ganhos envolvidos, a exemplo da saúde mental, cognitiva e social”, acrescentou o diretor.

Movimento

As atividades começaram com um “alongamento ritmado”, conduzido pela educadora física Claudia Rose, da Unimed Cascavel. Foi quando a praça ganhou a cara de um grande estúdio a céu aberto. Braços para o alto, ombros soltos, pescoços alongados. Teve riso tímido de quem dizia “faz tempo que não faço isso” e teve disposição de sobra de quem já pratica atividade física como compromisso diário.


 

Logo depois, tradição e cultura ocuparam o palco com o grupo do CTG Rodeio da Tradição. As botas marcaram o ritmo do sapateado e arrancaram aplausos. Crianças pintadas de super-heróis e borboletas assistiam hipnotizadas. Avós batiam palmas no compasso. Pais registravam tudo no celular.


 

E quando parecia que o fôlego ia diminuir, veio o “aulão”, quando praça virou pista. Teve coreografia improvisada, teve casal ensaiando passos novos e teve quem decidiu que aquela era a hora perfeita para aceitar um convite inesperado.

Foi o caso de Miratan Alves de Deus, 73 anos. Sorriso fácil, disposição invejável e opinião formada sobre a manhã: “Foi muito gostoso e excelente. Foi uma diversão espetacular. Eu gostei muito de ver o divertimento do pessoal. Até recebi um convite para dançar com uma senhora da minha idade. Eu sou viúvo e estou disponível”, disse, entre risos, mostrando que o verão também pode ser estação de recomeços. Ao final, a sensação era de que a praça tinha pulsado diferente. Não apenas pelo exercício físico, mas pela soma de encontros.



 

Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.