Unimed Cascavel oferece palestra on-line sobre saúde dos cuidadores de idosos

        29 de abril, 2021


 

Cuidar de idosos é uma atividade que exige treinamento, habilidade, empatia e um ingrediente fundamental: a saúde do próprio cuidador. Cuidar de quem cuida também faz parte dos objetivos da Unimed Cascavel, que oferece palestras e cursos para cuidadores de idosos.

Esse foi o tema trabalhado em abril de 2020 com 29 inscritos em mais uma palestra oferecida gratuitamente e de forma totalmente on-line (devido à pandemia). A psicóloga Regina Lucia de Oliveira Prudente, que atua da Rede de Cuidados Continuados (RCC) da Unimed Cascavel, trouxe o tema “Cuidar de quem cuida” para valorizar esses profissionais, que também precisam de atenção.

Uma vida de cuidados

Sara da Silveira diz ser cuidadora de idosos praticamente a vida toda, mas passou a se considerar oficialmente uma profissional há 16 anos. Atualmente, cuida da própria irmã, acamada após um infarto. “Antigamente, ser cuidador era mais complicado, mas melhorou muito desde que a profissão passou a ser mais valorizada. Hoje em dia, quem entra nessa área tem um respaldo muito grande, principalmente da Unimed”.

Sara fez o curso de cuidadores da Unimed Cascavel em 2019 e, sempre que pode, também participa das palestras. “Essa possibilidade de palestras on-line é ótima para a gente, e essa última foi excelente. Eu sempre costumo falar que a gente não dá o que a gente não tem. Então, precisamos ter saúde mental e física para poder passar isso para quem a gente está cuidado.”

A próxima palestra também será realizada de forma on-line e está marcada para o dia 27 de maio. O tema será “Prevenção a infecções urinárias e respiratórias”.

Jeito de Cuidar Unimed. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: