Unimed Cascavel retoma projeto Na Medida com primeira turma de 2021

        22 de janeiro, 2021


Na semana em que a Unimed Cascavel retoma os primeiros projetos de Medicina Preventiva de 2021, o “Na Medida” veio como estímulo para quem decidiu eliminar peso, passar a se alimentar melhor e praticar mais atividades físicas. Na noite de quinta-feira (21), os integrantes da primeira turma do ano estiveram no Centro de Atenção à Saúde da Cooperativa para mudar hábitos com a ajuda de uma equipe multiprofissional formada por médica, nutricionista e psicóloga.

“Neste primeiro módulo, a gente apresenta um resumo do conteúdo que os participantes vão ter durante o projeto. A gente propõe a eles a ideia de que a adoção de um novo estilo de vida é uma questão de ‘virada de chave’. Por isso, é preciso pensar em quais mudanças comportamentais serão necessárias durante esse período para mudar e manter esses hábitos alimentares e de atividade física”, explica a psicóloga Ariella Sousa.

Devido à pandemia, neste ano cada turma tem no máximo 15 inscritos, o que representa um número reduzido em relação às edições anteriores. Além disso, todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 são rigorosamente seguidos, tanto nos encontros no Centro de Atenção à Saúde quanto nas atividades na academia.

“O ‘Na Medida’ é feito com três meses de encontros presenciais no CAS, seguidos por três meses de academia, sem custos aos participantes. Durante todo esse tempo, eles ainda recebem acompanhamento nutricional”, completa a psicóloga.

O conteúdo é dividido em sete módulos:

1 • Virando a chave para o emagrecimento
2 • Preparos para o café-da-manhã (aula prática)
3 • Preparo para pré e pós-treino (aula prática)
4 • Preparos para salada (aula prática)
5 • Pensamentos sabotadores
6 • Aprendendo a ler rótulos
7 • Recaídas e recomeços

Recomeço

A tristeza pela perda de um bebê, em 2019, foi o gatilho para a Jaqueline e o Jhonatan entrarem em uma rotina de desmotivação que se transformou em excessos alimentares e sedentarismo. “Depois disso veio a pandemia e a gente acabou ficando ainda mais dentro de casa. Agora, a gente quer eliminar peso por uma questão de saúde mesmo”, revela a Jaqueline Melo de Almeida, participante do Na Medida.

O marido reconhece que a rotina até agora não tem sido exemplar, mas ambos estão decididos a virar o jogo. “Basicamente, a gente só tem saído para comer. Temos comido muito açaí, muita pizza e muitos lanches. Na nossa rotina, a atividade física tem sido muito rara. A partir do projeto, quero ter mais disposição para viver melhor”, anima-se o participante Jhonatan Freire.

Na Medida

O projeto é exclusivo para beneficiários (as) da Unimed Cascavel acima de 18 anos de idade. Para participar, entre em contato:

• Telefone: (45) 3099-4122
• E-mail: projetosmedprev@unimedascavel.coop.br

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: