Unimed Cascavel simula incêndio e treina colaboradores para evacuarem o prédio

Exercício realístico avaliou o comportamento das pessoas e a eficácia das ações diante de possíveis situações reais.
Texto: Unimed Cascavel
        31 de agosto, 2022
Números do Ministério do Trabalho e Previdência indicam que mais de 600 mil acidentes sejam registrados por ano em empresas de todo o país. Por mais segura que seja a estrutura, nenhum prédio está totalmente livre de riscos, incluindo incêndios e outras situações que exigem um plano eficiente de evacuação.

 
No fim da tarde desta quarta-feira (31), quando 218 colaboradores da sede da Unimed Cascavel começavam a se preparar para o fim do expediente, uma sirene soou por toda a cooperativa, alertando para um incêndio que se alastrava pelo subsolo do edifício localizado na esquina da rua Barão do Cerro Azul com a Maranhão. O alerta para evacuar a área indicava que o fogo já havia tomado proporções que a Brigada de Incêndio da cooperativa não poderia controlar sozinha, sendo necessária a presença do Corpo de Bombeiros.
Em fila e seguindo as orientações dos brigadistas, todos saíram rapidamente da estrutura supostamente em chamas e se reuniram em segurança no pátio externo da Unimed Cascavel. 
Simulação realística
Ao chegarem na área segura, todos foram informados de que a sirene, a fumaça, a presença dos bombeiros e todo o realismo do “incidente” faziam parte de um treinamento necessário para simular um possível caso real e avaliar o comportamento dos colaboradores e a eficácia do plano de evacuação da operadora de saúde.



 
“Treinamentos controlados ajudam a evitar problemas em casos reais. Além de cada colaborador poder se autoavaliar em uma situação de perigo, essa simulação também foi uma oportunidade para a própria Unimed Cascavel perceber os resultados das atitudes tomadas e dos recursos empregados, além de observar quais capacitações ainda são necessárias pela segurança de quem trabalha aqui e também dos beneficiários e demais pessoas que circulam pela nossa sede. O exercício de hoje indicou que nossa brigada e nossos colaboradores estão bem instruídos para agir em situações como essa”, avaliou Luciana Lazzari, superintendente Administrativa e de Mercado da Unimed Cascavel.
Treinamento seguro
Toda a ação seguiu rigorosos protocolos de segurança, a exemplo da presença dos bombeiros, de equipes da Transitar e do SOS Unimed. Finalizada a simulação, sem feridos ou qualquer outro evento adverso, todos foram liberados.
“É importante que, assim como a Unimed Cascavel, todas as empresas tenham planos de evacuação e capacitem os colaboradores para manterem a calma e saberem agir de forma racional. Essa simulação foi conduzida de forma segura e controlada, seguindo todos os requisitos necessários”, explicou Paulo Saraiva, instrutor da Brigada de Incêndio da Unimed Cascavel.

 
Você saberia o que fazer?
Confira as recomendações para casos reais de necessidade de evacuação de prédios em chama ou sob risco de desabamento:
• Manter a calma.
• Andar em ordem, sem correr nem empurrar.
• Jamais entrar em elevadores.
• Não subir escadas (apenas descer).
• Não gritar.
• Nunca voltar para apanhar objetos.
• Ao sair, fechar portas e janelas.
• Levar consigo os demais que estiverem no andar.
• Não acender ou apagar luzes (principalmente se houver cheiro de gás).
• Deixar ruas, estacionamentos e entradas livres para bombeiros e socorro médico.

Cuidar de você. Esse é o plano.