Voluntários da Unimed Cascavel praticam ações de Natal com visitas e presentes

        22 de dezembro, 2023

 
O espírito natalino de voluntários da Unimed Cascavel fez mais feliz as semanas que antecedem o Natal de dezenas de pessoas. Desde o fim de novembro a Cooperativa promoveu duas frentes de ações para presentear crianças e visitar pacientes sob cuidados paliativos.
Cartinhas de Natal
Colaboradores, cooperados e parceiros da Unimed Cascavel adotaram 192 cartinhas escritas por crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil Leonardo Chevinski, no Centro de Referência de Assistência Social Central Rio do Salto e no Centro de Convivência Eureca 2.
As entregas foram realizadas nos dias 11, 13 e 15 de dezembro, com a ajuda de 22 voluntários. A ação foi resultado de uma parceria com a Sisprime.
“É uma satisfação imensa pra gente ter esse e outros tipos de parceria que tivemos em 2023 com a Unimed Cascavel. Além de proporcionar a realização de pequenos sonhos das nossas crianças e adolescentes, toda parceria que a gente desenvolve representa vivencias muito marcantes e que ficam na memória. É muito enriquecedor esse tipo de parceria, ainda mais nesta época de Natal”, ressalta Fernanda Deo da Silva Mazzer, coordenadora do Centro de Convivência Eureca II.
“Eu decidi ser voluntário porque é uma experiência muito bacana e gratificante. Auxiliar em ações como essa é muito prazeroso. Eu me sinto realizado em poder ajudar o próximo, principalmente as crianças. Os meus Natais eram sempre muito bons e certamente eu tentei levar um pouco dessa lembrança que tenho para essas crianças”, descreve o voluntário Renan Willian Back, analista de Suporte a Sistemas, que adotou uma cartinha e ajudou a entregar os presentes.
Visita de Natal
Nos dias 28 de novembro, 1º, 6, 7 e 18 de dezembro, cerca de 40 pacientes atendidos pela Rede de Cuidados Especiais (RCE) da Unimed Cascavel receberam visitas de Natal de onze colaboradores da Singular, na companhia de enfermeiro, médico ou psicólogo. “Meu intuito em participar foi para conhecer como é a atividade dos colegas da área da saúde e também para poder me aproximar dos pacientes e ver como é a vivencia deles nos programas da Unimed. Foi um ato simples, mas muito gratificante. Ao chegar lá e cantar uma música de Natal, os olhos deles brilhavam e era como se eles estivessem voltando à infância”, relembra a analista de RH Dayara Cristina Eberhardt.
A colaboradora Eliziane Pires Marzani, assistente contábil do setor de Controladoria, considerou muito gratificante participar da visita. “Nós pudemos nos colocar no lugar desses beneficiários e também dos cuidadores e da equipe da Unimed. É uma rotina intensa, que demanda muito cuidado, atenção e, principalmente, carinho. A cada visita era um ambiente diferente e uma ‘superação’. A alegria da família tomava conta só por receber a gente na casa. Quando avistavam o Papai e a Mamãe Noel, recebíamos sorrisos inexplicáveis e palavras lindas de amor pelo Jeito de Cuidar que só a Unimed tem. Participar as ações de voluntariado é muito importante para o nosso crescimento. Obtive aprendizados que levarei para sempre comigo. Obrigada ao setor de Sustentabilidade, à equipe da Rede de Cuidados Especiais e à Unimed como um todo por nos proporcionar esses momentos únicos”, agradeceu.
“Participar do programa de voluntariado destinado a pessoas necessitadas foi uma experiência profundamente emocionante. Foi um privilégio imenso fazer parte de um projeto tão nobre, que não apenas oferece auxílio às pessoas que enfrentam desafios de saúde, mas que também proporciona amor e cuidado na forma mais pura. Durante toda a visita, meu coração se encheu de alegria ao receber tanto carinho por parte dos pacientes, indivíduos notáveis e afetuosos”, disse a colaboradora Bianca Andrade, assistente do setor de Relacionamento com Clientes, que acrescentou: “O que mais me tocou durante a visita foi a extraordinária força de espírito e a resiliência dessas pessoas. Mesmo diante das limitações e dos desafios impostos pela doença, elas não desistem de viver plenamente e de buscar a felicidade. Foi inspirador testemunhar a determinação e a superação que irradiam, mostrando que a vida pode florescer mesmo nas circunstâncias mais adversas”.
 
A Karina Gabriele de Souza Goes ficou emocionada com o tratamento cuidadoso oferecido na visita natalina ao marido. Maicon, programador de sistemas de 48 anos, está acamado há nove anos devido à esclerose múltipla. “Eu fiquei muito emocionada ao receber a equipe e os voluntários, até mesmo pela fala do meu marido, que há tantos anos não sabia o que é ter um Natal com Papai e Mamãe Noel. Nós nos emocionamos muito. Foi um sentimento de muita gratidão pelo fato dele ter gostado tanto. Parece que deu esperança não só para ele, mas para mim também. Que a equipe da RCC e esses voluntários continuem a fazer essas benfeitorias, pois tenho certeza de que com isso eles dão força de vontade para muitos pacientes quererem lutar para viverem mais. Fica aqui toda a nossa gratidão”, agradece a técnica de enfermagem.



 
Aqui tem solidariedade. Aqui tem voluntariado. Aqui tem Unimed.