Como facilitar a digestão nestes dias de comilança?

        22 de dezembro, 2023

 
Se você seguir as tradições, os próximos dias vão exigir bastante do seu sistema digestivo. As ceias de Natal e de Réveillon costumam vir acompanhadas de sobremesas, mistura de doces com salgados e bebidas de todos os tipos. Será que o seu organismo está preparado? As delícias de fim de ano são difíceis de resistir, mas os exageros costumam causar desconfortos, e não é assim que você quer começar 2024.
Na reportagem de hoje, vamos dar algumas dicas que serão boas especialmente no dia seguinte da comilança. Boa leitura e tente seguir as orientações!
A fórmula da indigestão
De acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), quando o estômago e o intestino trabalham acima da capacidade habitual, o corpo humano sente pelo menos duas consequências como reflexo: indigestão e estufamento. Normalmente acostumado à uma determinada quantidade de enzimas para a digestão, o organismo se depara com a necessidade de produzir muito mais. O trabalho é tanto que causa aquela famosa sonolência após a refeição. O resultado da má digestão pode incluir inchaço, dores abdominais e gases.
Ainda conforme o CBCD, os drinks desta época do ano também podem prejudicar a saúde estomacal e desequilibrar o intestino, irritando as mucosas, alterando a flora intestinal e causando diarreias. Além disso, o álcool ainda pode agravar a sensação de estufamento, já que a bebida conta com altos níveis de açúcares.
Para evitar esses efeitos indesejados no dia seguinte, o segredo é comer com parcimônia e, se possível, evitar o excesso de álcool e sobremesas muito açucaradas. Prefira as opções mais magras de carne (a exemplo do peito de peru) e capriche na salada! E não é porque é época de festa que a bebida mais importante deve ser esquecida. Água é essencial para eliminar as toxinas e manter a saúde do corpo!
E se mesmo assim surgirem desconfortos intestinais depois da ceia, é sempre possível voltar ao equilíbrio com uma dieta balanceada e planejada com a ajuda de um nutricionista.
Se precisar de auxílio médico, não hesite em procurar o quanto antes.
Boas festas!