Diversidade é o tema do Concurso de Redação e Desenho da Unimed Cascavel

        20 de maio, 2019

Estimular o senso crítico e de despertar o interesse de alunos da rede pública de Cascavel pelos pilares social, econômico e ambiental da sustentabilidade são os objetivos do 5º Concurso de Redação e do 1º Concurso de Desenho promovido pela Unimed Cascavel. Neste ano, o tema será a Diversidade. Crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de idade serão incentivados a escrever ou desenhar maneiras de construir relações baseadas nas diferenças sociais, linguísticas, culturais e étnico-raciais.

“O tema é atual e faz parte da grade curricular das Escolas e Colégios e traz a importância de manter o respeito e aceitar as diferenças e inclui-las no contexto atual. E é neste sentido que o concurso incentivará as crianças a pensarem e a pesquisarem sobre o tema e como resultado influenciará numa mudança de comportamento, já que é importante que as crianças, adolescentes e jovens tenham uma relação harmoniosa dentro e fora do ambiente escolar”, explica a coordenadora Tatiane Trespach, do setor de Sustentabilidade da cooperativa de saúde.

O tema também contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois o ODS 10 trata da redução das desigualdades e o ODS 4 aborda a Educação de Qualidade.

Concurso

O Concurso de Redação Unimed Cascavel começou em 2015 e já teve a participação de 323 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Neste ano, participam estudantes de dez escolas e cinco colégios públicos de Cascavel. Ao todo, são três categorias de premiação:

• Desenho: Para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
• Narração: Para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
• Dissertação: Para estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio

Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias

• 1º lugar: Tablet
• 2ºLugar: Bicicleta
• 3º Lugar: Vale de R$ 250

Todas as informações, materiais de apoio e detalhes sobre as outras edições do concurso estão disponíveis em um hotsite que pode ser acessado pelas escolas e colégios participantes.

Avaliação dos trabalhos

Serão cinco etapas de julgamento. Os avaliadores são profissionais de Língua Portuguesa, médicos cooperados e colaboradores da Unimed Cascavel, além de artistas e profissionais da imprensa. A produção dos desenhos e das redações já começou no mês de março e será finalizada em junho. Os resultados serão informados na premiação, prevista para outubro de 2019.

“Esse concurso é significativo para a escola. Contamos com grande apoio da Unimed, pois além de trazer o material de suporte para os alunos, a cooperativa também nos auxilia com palestras de profissionais qualificados sobre o tema do concurso. Além disso, nossa escola é do campo e tem o quesito distância, mas isso nunca foi empecilho para os profissionais da Unimed. Nossos alunos se sentem valorizados e adoram isso e a premiação também.” - Elizabete Maria Toffolo Zorzi, representante do Colégio Estadual do Campo São Salvador.

Estímulo à educação. Esse é o plano.