https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo - Conscientização e tratamento das doenças Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.
Texto: Atenção Integral à Saúde
        08 de fevereiro, 2022

Prezado cliente Unimed,

A campanha Fevereiro Roxo é voltada para a conscientização e tratamento das doenças Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

 

Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico (LES) - uma doença sem cura, mas que possui tratamento.

São reconhecidos dois tipos principais de Lúpus:

• Cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, geralmente avermelhadas principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, rosto, orelhas, braços.

Sistêmico no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

O Lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo. Ele ocorre principalmente entre 20 e 45 anos e as mulheres são as mais acometidas. Entre as doenças reumatológicas, o LES é responsável pelo maior número de internações hospitalares

No Brasil, não dispomos de números exatos, mas estimativas indicam que existem cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

 

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença demencial crônica e progressiva. A doença interfere nas funções do cérebro como memória e funcionalidade,  e  se apresenta em fases: leve, moderada e grave. O comprometimento funcional é o que determina em qual delas o paciente está inserido.

A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada em 10% dos casos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para portadores do Alzheimer, inclusive com a entrega de medicação. Diante de suspeita da doença ou anormalidades relacionadas ao esquecimento, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS). A partir daí, se for o caso, ele será encaminhado ao especialista. O tratamento é medicamentoso, capaz de minimizar os distúrbios da doença e propiciar a uma redução da progressão do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária.

 

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. A doença acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas.

 

Sabe-se que, sem tratamento, ela pode evoluir para a incapacidade física e a limitação funcional, complicações com bastante impacto na qualidade de vida do paciente.

Com o tratamento adequado, que envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente.

 

Fique atento aos sinais e vamos conscientizar a todos.

 

 

Fontes:

https://www.saude.df.gov.br/fevereiro-roxo-conscientiza-sobre-alzheimer-lupus-e-fibromialgia/

https://vidasaudavel.einstein.br/alzheimer-principais-informacoes/

https://www.saude.ms.gov.br/fevereiro-roxo-conscientiza-sobre-alzheimer-fibromialgia-e-lupus/

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/