Conheça a Ouvidoria da Unimed Sul Mineira

O que é a Ouvidoria?


A Ouvidoria é um canal de 2ª instância que exerce um papel de intermediador entre o beneficiário e a operadora. Norteada pelos princípios da autonomia,  independência e imparcialidade, ela não substitui e nem invalida a atuação dos canais de primeira instância existentes hoje na Unimed Sul Mineira, mas está sempre pronta a atendê-lo(a).

Como a ouvidoria atua?


Recebendo e tratando as demandas. Acolhendo o beneficiário com atenção e respeito sendo o representante e sua voz dentro da Unimed Sul Mineira, para sua maior satisfação e confiança. Atuando de modo estratégico para promover a melhoria nos processos visando a legalidade para atingir a satisfação do beneficiário.

Quando recorrer a ouvidoria?


Se eventualmente, você não obteve sucesso ao buscar solução para seu pedido ou reclamação através das áreas convencionais de atendimento ao cliente, o recurso deve ocorrer via Ouvidoria.

Como recorrer a ouvidoria?


Para contatar a Ouvidoria, é importante ter o número do protocolo finalizado anteriormente pelos canais de atendimento da Unimed Sul Mineira.

Informações importantes

Prazos

O prazo de resposta é de até 7 (sete) dias úteis, entretanto, em casos excepcionais ou de maior complexidade, o prazo poderá se estender até trinta dias úteis, como prevê a Resolução Normativa nº 323 da Agência Nacional de Saúde.

Funções

  • Auxiliar o cliente em segunda instância de atendimento recursal
  • Registrar reclamações, sugestões, elogios, consulta de informações, denúncias e reanálise
  • Apurar manifestações com imparcialidade
  • Atuar de forma estratégica na busca de melhoria contínua
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Elogio

Manifestação que expressa reconhecimento ou satisfação pelo serviço prestado pela operadora.
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Sugestão

Manifestação que expressa contribuição ao serviço prestado pela operadora.

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Consulta

Manifestação que expressa necessidade de esclarecimento sobre uma atividade que envolve atos ou fatos da operadora.

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Reclamação

Manifestação que expressa desagrado sobre um serviço prestado pela operadora.

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Denúncia

Manifestação que expressa irregularidade na administração ou na conduta do atendimento da operadora e de sua rede credenciada. *

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Reanálise

Manifestação que propicia a solicitação de conferência da decisão de cunho assistencial, conforme prevê a RN nº 395 da ANS. **

*Temos um canal próprio para recebimento de Denúncias, podendo ser realizada de forma anônima, mantendo os seus dados sempre em segurança.

**Confira o que está previsto na RN 395 para Reanálise:

 • PRAZO -  após o fornecimento da resposta conclusiva da operadora sobre o resultado do processo, o beneficiário terá o prazo de até 1 (um) dia útil para querer a reanálise do procedimento e/ou conduta assistencial.
• PROCEDIMENTO -  para melhor condução o pedido de reanálise é importante encaminhar documentos complementares tais como: laudos de exames relatórios médicos, que embasem o pedido de recurso.
• FORMA - Entrar em contato pelos telefones (35) 3449-1824  ou 0800 940 1820, ou por e-mail ouvidoria@unimedsulmineira.com.br

Para ser atendido pela Ouvidoria, você poderá utilizar os seguintes meios de acesso: 

Esse atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no seguinte endereço:
Unimed Sul Mineira: Avenida Marechal Castelo Branco, 75, Cel. Evaristo Azevedo Junqueira. Pouso Alegre - MG

Para o atendimento presencial é importante ter em mãos o protocolo de atendimento gerado pelos canais listados no atendimento de primeira instância. 
ouvidoria@unimedsulmineira.com.br 
0800 940 1820

(35) 3449-1824
Utilize o App Unimed Cliente para ter acesso as informações do seu plano na palma de sua mão.

Link para download abaixo:
IOS: https://apps.apple.com/br/app/unimed-cliente/id1458902471
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.coop.unimed.cliente&hl=pt_BR&gl=US
Se preferir, encaminhe sua mensagem para a Ouvidoria por meio do formulário eletrônico. Lembre-se que, por se tratar de um atendimento em segunda instância, é obrigatório indicar o número do protocolo do primeiro atendimento, ou na ausência deste, as seguintes informações, no campo “Digite sua Mensagem”: data, local, nome do atendente e canal de comunicação utilizado para o primeiro atendimento.
Contudo, se esta for a primeira vez que você está iniciando um contato com a Unimed, ligue para o SAC, nossa equipe está disponível 24h por dia, sete dias por semana, para atendê-lo sempre que você precisar falar com a Unimed.

O contato é realizado gratuitamente por meio dos telefones 0800 940 1820.