Responsabilidade Social

A Unimed Sul Mineira realiza sua gestão com foco na sustentabilidade e para dar continuidade às ações desenvolvidas pela Cooperativa, a Diretoria Executiva criou, em junho de 2014, uma área para tratar das questões relacionadas a esta temática: o setor de Responsabilidade Social.

O setor é responsável por desenvolver, implantar e monitorar políticas, projetos, ações e eventos relacionados à sustentabilidade.

A Unimed Sul Mineira está comprometida com o propósito do cooperativismo de "transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.". Por isso, são feitos investimentos em projetos e ações que valorizam as características regionais e auxiliam no desenvolvimento da comunidade local.

Além disto, a Responsabilidade Socioambiental foi incorporada como um Valor para a Cooperativa, ou seja, o compromisso com a sociedade e com o ambiente, que sempre fez parte da essência da Unimed Sul Mineira, foi assumido de forma explícita em sua Identidade Organizacional.

Ações realizadas pela Unimed Sul Mineira


Responsive Image
Para organizar o voluntariado da Cooperativa, a Alta Gestão aprovou a Política de Voluntariado Unimed Sul Mineira, que foi implantada em outubro de 2018. A política tem como objetivo mobilizar e engajar cooperados e colaboradores para realização de atividades de voluntariado organizado. Para isso, foi formado Unianjos – Voluntários Unimed Sul Mineira.

Momento Responsabilidade Social

Palavra de Unianjos

A Unimed Sul Mineira quer conversar com você sobre como é possível transformar o mundo com atitudes simples!
Para isso, foi criado pelo grupo de voluntários Unianjos o "Momento Responsabilidade Social". Que tem como objetivo divulgar os programas desenvolvidos e apoiados pela cooperativa, propondo a participação de toda a comunidade nos projetos. Além de levar informações de qualidade para você, através de dicas, ideias e soluções para uma vida mais sustentável.

Confira abaixo o conteúdo:

Prevenção e Controle de Queimadas

Entenda como você pode ajudar a evitar queimadas e confira 6 dicas que vão ajudar a diminuir os riscos.

Solidariedade e Cuidado

Confira as doações realizadas pela Unimed Sul Mineira no mês de Outubro.

Dia Nacional de Combate à Dengue

Confira dicas de prevenção e cuidados para combater a dengue.

Responsabilidade Socioambiental

Política de Sustentabilidade Unimed Sul Mineira

Implantada em 2014, conforme as diretrizes da Unimed do Brasil, a Política de Sustentabilidade norteia as ações e projetos da Unimed Sul Mineira com objetivo de promover o equilíbrio entre os aspectos social, ambiental e econômico.


Responsive Image

Emissão de Gases de Efeito Estufa

A Unimed Sul Mineira utiliza, desde 2013, o programa Carbono Neutro do Sistema Unimed. A Calculadora de CO2e, desse programa, auxilia no gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa, bem como no desenvolvimento do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE).

A cooperativa realiza a quantificação e o controle das emissões diretas de suas atividades com objetivo de mitigar os impactos gerados e procura, sempre que possível, desenvolver estratégias que contribuam com a redução de suas emissões.

A principal motivação da Unimed Sul Mineira para realizar a compensação de carbono é corroborar com o Valor Organizacional: Responsabilidade Socioambiental, evidenciando o compromisso assumido pela Unimed Sul Mineira em cuidar da comunidade e do meio ambiente.

A Unimed Sul Mineira está envolvida em diversas práticas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade dentro e fora da Cooperativa, como de forma transparente, pode ser visto nos relatórios de Gestão, e Gestão e Sustentabilidade.

A Unimed Sul Mineira realizou o inventário de emissões de GEE de 2019 e 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, por intermédio da Ferramenta de Desenvolvimento de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do sistema Unimed (Calculadora de CO2).
Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões por intermédio da Calculadora de CO2 do sistema Unimed, idealizada nos padrões da ISO 14064-1, GHG Protocol e IPCC. Depois de conhecer seu impacto ambiental, em termos de kg CO2, a Cooperativa realiza a compensação das emissões de gases de efeito estufa por meio da neutralização de carbono.
Assim, as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC), apoiado pela Cooperativa .

Dessa forma, a Unimed Sul Mineira conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 86.000 kg de CO2, o equivalente a 86 créditos de carbono.

Projetos Contínuos

A campanha "Eu Ajudo na Lata" é um movimento de solidariedade que visa arrecadar lacres de latas de alumínio e reverter o valor adquirido, com a revenda, em item (cadeira de rodas, bengala, aparelho auditivo, entre outros) que proporcione maior acessibilidade de pessoas com deficiência.

A arrecadação dos lacres é contínua. Portanto, todos podem colaborar com a campanha, sendo a participação voluntária. Todas as unidades da Unimed Sul Mineira são postos de arrecadação.

Participar é mais fácil do que você imagina!

1 – Junte o maior número de lacres de latinhas de alumínio

2 – Entregue em um dos pontos de arrecadação da Unimed Sul Mineira
3 – Parabéns! Com esta atitude você irá colaborar com mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.

A estratégia de sustentabilidade da Unimed Sul Mineira não se limita a melhorar apenas as próprias operações e reduzir os impactos diretos, mas também construir parcerias que possibilitem ampliar os resultados e torná-los mais duradouros.

Um exemplo é o projeto Ação Sustentável, em que, com o apoio do Inatel Cas@Viva, há três anos contribui com a preservação do meio ambiente, por meio da conscientização e descarte correto de lixo eletrônico de pequeno porte, como computadores, monitores, pilhas, baterias, celulares, mouses, teclados, fontes e carregadores de celular. Não são aceitos descartes de lâmpadas e geladeiras.

  • A arrecadação do lixo eletrônico é contínua. A coleta é feita em Pouso Alegre, na sede da Unimed Sul Mineira.
  • Para pilhas e baterias, também está disponível um ponto de coleta no Centro de Especialidades Unimed – CEU, em Extrema.

O projeto “Seu cabelo por um sorriso” visa arrecadar mechas de cabelo para doação a entidades que confeccionam e doam perucas para pacientes em tratamento de câncer.
Desde 2014, a Unimed Sul Mineira realiza a arrecadação de forma contínua e, anualmente, em prol do Outubro Rosa, promove o “Corte solidário de cabelo”, com apoio de cabeleireiros profissionais voluntários, como forma de estimular esse ato de solidariedade.
O projeto já arrecadou 86.130 centímetros de cabelo*. De 2014 a 2017 a entidade beneficiada foi a Ong Cabelaço, de Canoas-RS. A partir de 2018, as mechas arrecadadas são doadas à Associação São Rafael, de Pouso Alegre- MG.
*Dados até outubro/2021.

Importante:
* É preciso avisar o cabeleireiro que o corte é para doação
* O cabelo deve estar limpo e seco
* A mecha deve ter no mínimo 15 cm e pode ter qualquer tipo de química