A Unimed Sul Mineira realizou o inventário de emissões de GEE de 2019 e 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, por intermédio da Ferramenta de Desenvolvimento de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do sistema Unimed (Calculadora de CO2).
Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões por intermédio da Calculadora de CO2 do sistema Unimed, idealizada nos padrões da ISO 14064-1, GHG Protocol e IPCC. Depois de conhecer seu impacto ambiental, em termos de kg CO2, a Cooperativa realiza a compensação das emissões de gases de efeito estufa por meio da neutralização de carbono.
Assim, as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC), apoiado pela Cooperativa .
Dessa forma, a Unimed Sul Mineira conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 86.000 kg de CO2, o equivalente a 86 créditos de carbono.