Diretrizes de Utilização da UTI Móvel da Unimed Sul Mineira

Diretrizes de Utilização da UTI Móvel da Unimed Sul Mineira

  • A Unimed Sul Mineira não trabalha com sistema de resgate. Em casos de urgência ou emergência deve-se acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por meio do nº 192 ou o Corpo de Bombeiros por meio do nº 193.

 

  • O serviço de remoção possui os seguintes profissionais: enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, todos preparados e habilitados para prestação do serviço, porém, a equipe de Remoção não possui médico plantonista.

 

  • Pacientes que recusam o transporte ou aqueles que se encontram em surto psiquiátrico, estão impossibilitados de serem transportados pela equipe de remoção.

 

  • As remoções são cobertas somente para transporte de hospital para hospital ou de hospital para local de realização de exames, sem custo adicional.

- Para clientes Unimed Sul Mineira (código do cartão de beneficiário iniciado com 146), possuidores do adicional “Aeromédica”, que venham solicitar o transporte em caso de alta hospitalar para seu domicilio ou do domicílio para o hospital ou clínica, estes serão realizados como cortesia e disponibilidade da equipe, somente após confirmação da vaga pela equipe de Remoção da Unimed Sul Mineira ao prestador que receberá paciente. É obrigatória a ficha de solicitação de Remoção da Aeromédica.

 

  • Antes do envio do pedido por Fax ou E-mail, o responsável pelo paciente ou pelo setor em que se encontra (Médico ou Enfermeiro) deverá entrar em contato com a equipe de Remoção para verificar a disponibilidade das UTIs Móveis e informar a situação do paciente, bem como o seu quadro clínico.

 

  • O pedido de remoção será solicitado:

- Para cliente Unimed Sul Mineira, que tenha o adicional “Aeromédica” ou não -> Ficha de Solicitação de Remoção da Unimed Aeromédica, devidamente preenchida com identificação, número da carteirinha do beneficiário, assinatura e carimbo do médico solicitante

- Para cliente de outra Unimed (cartão de beneficiário não iniciado com 146) -> Guia de SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia)

- Para particular -> Receituário Médico

 

  • No pedido deve constar: “Solicito transporte em Suporte Básico”, que será realizado por Técnico de Enfermagem em ambulância básica ou “Solicito transporte em UTI Móvel”, que será realizado por Enfermeiro e Médico, haja vista o quadro clínico do paciente.

 

  • Nas remoções de hospital para hospital ou de hospital para realização de exames, é imprescindível que o médico assistente e/ou enfermeiro passem o caso e o quadro clínico para a equipe de Remoção da Unimed Sul Mineira, e que o paciente esteja estabilizado para a realização do transporte.

 

  • O paciente sempre deverá ter um acompanhante.

 

  • O serviço de Remoção também poderá ser prestado a pacientes particulares, mediante receituário médico, situação em que devem entrar em contato para cotação de valores.

 

  • Caso a equipe esteja empenhada em outra remoção no ato da solicitação, o hospital ou clínica permanece responsável pelo paciente até a chegada da equipe para execução do transporte.

 

  • Como cortesia e disponibilidade da ambulância, beneficiários que possuem o adicional “Aeromédica” e necessitarem de remoção para consultas e exames, deverão acionar a equipe de Remoção da Unimed Sul Mineira com no mínimo 48 horas de antecedência, para melhor execução dos serviços.