Programa Psicossocial

UNIMED SUL MINEIRA INOVA NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE: RESSIGNIFICAR O JEITO DE CUIDAR! 

 

A Unimed Sul Mineira vem se destacando no quesito inovação, e agora na Atenção Integral à Saúde foi implantado o Núcleo de Intervenções Psicossociais.

A Cooperativa é pioneira em trazer para a saúde suplementar um modelo de assistência que é realidade na rede pública de atenção social e de saúde. O nosso cuidado vai além do bem-estar físico.

O Núcleo de Intervenções Psicossociais é composto pela Assistente Social Fernanda Vitorino e pela Psicóloga Alcimara de Paula. Este projeto teve início em 2020, contudo efetivou-se como programa no início de 2021.

A implementação do Núcleo tem o intuito de reconstruir as formas de intervenções clássicas de atendimento das duas áreas de atuação, Serviço Social e Psicologia. A integração das duas áreas, resultando na convergência psicossocial, garante um tipo de atuação com foco no núcleo das relações psicoafetivas e sociofamiliares dos clientes já inscritos nos Programas da Atenção Integral à Saúde, e ainda propõe mitigar relações hostis e conflituosas que possam ocasionar agravos à saúde dos mesmos.

O Núcleo de Intervenções Psicossociais atua diretamente com a equipe multiprofissional da Atenção Integral à Saúde, nos programas da Unimed Sul Mineira como: Gerenciamento de Casos Especiais, Acompanhamento de Crônicos, Idoso Bem Cuidado, Empresa Saudável, Unibebê, Programa de Tabagismo, entre outros.

Além do suporte à equipe multiprofissional e da assistência aos clientes, o Núcleo de Intervenções Psicossociais interage com a rede socioassistencial pública da área de abrangência da Unimed Sul Mineira. A proposta de se vincular à rede, de forma ampla e próxima, tem por finalidade a atuação dinâmica para fluxo de demandas que ultrapassam o poder de intervenção do serviço ofertado pela Cooperativa, além de servir ainda como porta de entrada para encaminhamentos de casos que são passíveis de intervenções por intermédio dos Programas da Atenção Integral à Saúde.

Um outro foco do trabalho realizado é a difusão de temas que contribuem para ampla conscientização de papéis sociais e cidadania para colaboradores, clientes Unimed Sul Mineira e comunidade, reforçando os Valores da Cooperativa e auxiliando na construção de uma coletividade de olhar mais empático e acolhedor.