Antitabagismo: três dicas para você conseguir parar de fumar

        16 de setembro, 2022
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de um bilhão de fumantes no mundo todo. Só no Brasil, são quase 20 milhões de pessoas com a saúde em risco devido ao tabagismo, considerada uma das principais causas paras o desenvolvimento de todos os tipos de câncer, além das doenças que mais matam no Brasil: problemas cardíacos e AVC.
Se você já percebeu que é preciso parar de fumar, confira três dicas que ajudam bastante:
1 • Escolha um dia para parar de fumar. Até esse dia chegar, vá reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, por exemplo, 20 dias antes da data comece a fumar 1 cigarro a menos a cada dia.
2 • Mude seus hábitos. Fazer pequenas mudanças na rotina durante o processo de cessação do tabagismo faz grande diferença na ansiedade em parar de fumar. É importante dissociar o cigarro dos comportamentos e da rotina do dia a dia. Por exemplo: Fazer uma refeição completa no café da manhã (em vez de somente tomar um cafezinho) ajuda o cérebro a entender que algo novo está acontecendo e que, naquele momento, o cigarro não “se encaixa” mais.
3 • Procure ajuda profissional. O suporte dado por profissionais pode facilitar e deixar esse difícil processo mais leve. É complicado parar, mas, quando você parar, vai perceber que é mais fácil do que imagina.”
Quer conhecer mais sobre o projeto Antitabagismo da Unimed Cascavel? CLIQUE AQUI!
Cuidar de você. Esse é o plano.