Capacitação de profissionais da Rede de Cuidados Continuados completa último módulo de 2019

        10 de dezembro, 2019


 

A Unimed Cascavel promoveu no dia 6 de dezembro (sábado) o penúltimo módulo da capacitação de profissionais que vão atuar na Rede de Cuidados Continuados (RCC), composta por cerca de 40 profissionais da saúde. “Esta atividade envolve religiosidade, espiritualidade e liderança. Vamos desde os aspectos mais conceituais da religiosidade, passando por algo que é vivencial da espiritualidade e terminando na gestão de tudo isso pelo profissional de saúde. A nossa missão é sensibilizar os profissionais para que eles também pensem a questão do sagrado a partir da própria experiência e, partir disso, consigam dialogar melhor com pacientes e familiares de pessoas com doenças incuráveis ou ameaçadoras à vida, além dos momentos pós-óbito”, explicou o palestrante Walmir Cedoti, psicanalista do grupo Asas. “Este módulo tem como propósito inserir o tema ‘religiosidade’ entre os profissionais do curso para que eles saibam quais são as principais características das crenças e os principais ritos de passagem”, reforçou Daniela Rodrigues Bernardes, psicóloga e consultora do grupo Asas.

Médico acupunturista, Oswaldo Luís Garcia Fagundes participa do curso de capacitação e terminou o nono módulo com uma nova visão sobre pacientes em estado terminal. “O médico tenta salvar vidas a todo custo e, agora, vimos que os cuidados reforçam também o quanto evitar o sofrimento também é importante. Neste momento da vida do paciente, nós precisamos levar em conta a religiosidade dele. E é preciso entender os detalhes de cada crença, diante de tantos conceitos de religião que temos em um país grandioso como o Brasil.”

O último módulo da capacitação está marcado para janeiro de 2020. A partir de fevereiro a RCC deve entrar em pleno funcionamento. “Agora estamos concluindo a formação das equipes multiprofissionais, e isso culmina já na implantação do projeto piloto, trabalhando os três pontos de atenção: hospitalar, domiciliar e ambulatorial. Assim, já podemos por em prática, com o auxílio do grupo Asas, tudo o que foi aprendido durante o ano”, finaliza Celenir Teló, enfermeira coordenadora do setor de Medicina preventiva da Unimed Cascavel.


 

Rede de Cuidados Continuados. Esse é o plano.