Colaborador da Unimed Cascavel retrata em tela o rosto de um das referências da medicina cascavelense

        26 de julho, 2021

O rosto pintado a óleo na tela que ilustra esta reportagem representa todos os profissionais da saúde que dedicam a vida a cuidar de pessoas com excelência e respeito. O médico Álvaro Rabêlo, falecido em maio de 2015, foi homenageado pela arte de Marcio Antonio Biederman, coordenador do setor de Cadastro da Unimed Cascavel. “Desde o início da pandemia de Covid-19 eu pensava em colocar na tela algo que retratasse a importância dos profissionais da saúde no combate ao coronavírus. No início desde ano, veio-me à mente a ideia de pintar o rosto do Dr. Álvaro que, mesmo tendo partido antes da pandemia, sempre foi uma referência em Medicina na cidade. Com o rosto dele, homenageio todos os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais que estão na linha de frente”, explica Biederman.

Para produzir a tela, que está exposta no Núcleo do Cooperado da Unimed Cascavel, Biederman utilizou três fotos do médico para encontrar com a maior fidelidade possível os tons de cabelo, olhos e pele de Rabêlo. “A maior dificuldade é colocar a expressão da pessoa, ou seja, reproduzir o sentimento da pessoa naquele momento, tudo isso com naturalidade”.

Um nome simbólico

O amor de Álvaro Rabêlo pela Medicina já havia levado a Unimed Cascavel a uma outra homenagem, em agosto de 2015, quando a Cooperativa deu o nome dele ao então recém inaugurado Centro de Atenção à Saúde.

Dr. Álvaro Rabêlo

Nascido em 4 de junho de 1934, em Coração de Jesus (MG), Dr. Álvaro Rabêlo formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Chegou ao Paraná em 1962 e, depois de atuar no município de Céu Azul, mudou-se para Cascavel. Em 17 de agosto de 1996, passou a integrar o grupo de cooperados da Unimed Cascavel. 

Para a Unimed Cascavel, é uma honra prestar homenagens ao Dr. Álvaro Rabêlo, médico e ser humano valoroso que marcou a história da Cooperativa e de Cascavel. Ele será sempre lembrado como um grande exemplo de amor à profissão.

Valorização à medicina de excelência. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: