Cuidadores de idosos participam de palestra on-line da Unimed Cascavel sobre controle de sintomas sem uso de medicamentos

        06 de julho, 2021


 

A Unimed Cascavel realizou em 24 de junho mais uma palestra on-line gratuita para cuidadores de idosos. Foi o 5º evento do ano. Ao todo, 50 pessoas se conectaram para ouvir durante duas horas as enfermeiras Suelen Camile de Lima e Silvana Bento de Souza Ferreira, ambas da Rede de Cuidados Continuados, falarem sobre alternativas para o controle de sintomas sem o uso de medicamentos.

Temos que nos atentar e avaliar o paciente como um todo, pois só assim saberemos se o sinal ou sintoma agudo que ele apresente é esperado pela patologia  ou se é evolução da doença. Ainda assim, existem meios de amenizar esses sintomas. Para casos de confusão mental, por exemplo, pode-se estimular a comunicação, evitar a privação sensorial, ou seja, manter uso de óculos, prótese dentaria e prótese auditiva, evitar ambientes com iluminação baixa ou excessiva e também lugares com poluição sonora. Também é importante contar com auxílios para a manutenção da orientação temporal, com o uso de relógio e calendário, por exemplo. Já para casos de náusea e vômitos, pode-se oferecer refeições em pequenas quantidades e com intervalos menores, evitar alimentos gordurosos, dar preferência para alimentos gelados ou em temperatura ambiente, realizar as refeições em local arejado e estimular a mastigação lenta dos alimentos”, explica a enfermeira Silvana.

Cuidadora há um ano e meio e voluntária de um lar de idosos, Kerolin Katchucy Santos de Almeida aprendeu o que precisava para dar um suporte ainda melhor ao paciente de 91 anos de quem cuida desde 2019. “Hoje ele está com mobilidade reduzida e precisa de muita atenção. Por isso, achei muito importante o conteúdo que a Unimed Cascavel trouxe para a gente. Com esse tipo de palestra, estamos nos preparando para uma das profissões mais importantes deste século”, conta a cuidadora.

A próxima palestra gratuita está marcada para 28 de julho. Para participar, é preciso se inscrever por meio do portal da Unimed Cascavel na internet. CLIQUE AQUI.

Jeito de Cuidar Unimed. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: