Jeito de Cuidar: histórias de quem se dedicou além do trivial e fez a diferença na vida de alguém

        24 de junho, 2019

Quase 90 mil corações pulsam diariamente no ritmo da disposição da Unimed Cascavel para cuidar de pessoas. São clientes que contam com a empatia, com a gentileza e com a humanidade do Jeito de Cuidar Unimed para viverem melhor. Esse tratamento é valorizado pela cooperativa e por quem confia nela.

O médico Juliano Maximiniano David, do setor de Medicina preventiva da Unimed Cascavel, dedica aos pacientes um carinho profissional e um olhar humano para as pessoas de quem está cuidando. Foi assim que ele conheceu a dona Maria Leonor de Souza, que estava com 99 anos de idade, acamada e enfrentando um quadro de depressão. “Já na primeira visita que eu fiz a ela, percebi que era possível deixá-la com mais ânimo. Prescrevi antidepressivo e encaminhamos uma psicóloga para conversar com ela. A partir desse momento, a dona Maria Leonor passou a sair da cama e ir até o sofá todos os dias para assistir à televisão”, conta o médico que, de tão amigo que se tornou da família, foi convidado para a festa de 100 anos da paciente que, atualmente, já está com 101.

Esse jeito de cuidar está fazendo história. Tanto que o Juliano já está convidado para mais uma celebração de centenário: “Já tenho convite para outra festa de 100 anos: é a da dona Ana Maria de Borba, também minha paciente”, agradece o médico.

Disposição para cuidar em todas as situações

Mesmo nos momentos da própria dificuldade é possível encontrar uma forma de fazer bem ao próximo. A colaboradora Grazielle Meassi, do setor de Relacionamento Corporativo da Unimed Cascavel, lembra de duas situações em que teve a oportunidade de prestar ajuda além do trabalho que já realiza no dia a dia da cooperativa. No primeiro caso, ela estava com o filho de três anos internado em um hospital da cidade para retirar as amígdalas. “Eu estava saindo para almoçar quando encontrei um senhor desesperado em um dos corredores. Ele disse que era de outro município, mas que estava em Cascavel com a esposa visitando familiares. O senhor segurava uma guia da Unimed e contava que a mulher, de 39 anos, havia passado mal e sido levada para a UTI.” A colaboradora decidiu perguntar de que forma poderia ajudar. O senhor disse que precisava de informações sobre como liberar o procedimento cuja guia segurava nas mãos. “Eu contei que trabalho na Unimed e ele disse: ‘Graças a Deus que eu te encontrei, pois estou tão aflito que não sei sequer para onde ir.’”

O seu Ageirson Jesus de Ramos é grato até hoje. “Com certeza, a Grazielle me ajudou muito. Eu não sabia o que fazer. Foi muito bom poder contar com essa ajuda humana em um momento tão difícil”, conta.

Outros 26 colaboradores receberam os pins de coração por atitudes valorizadas pelo Jeito de Cuidar Unimed colocadas em prática ao longo do mês de maio.

Jeito de Cuidar Unimed. Esse é o plano.