Unimed Cascavel inspira prefeitura no atendimento a crianças autistas

        19 de junho, 2020


 

Na semana em que se comemora o Dia do Orgulho Autista (18 de junho), a Unimed Cascavel serviu de inspiração para profissionais da prefeitura, que estiveram no Centro de Atenção à Saúde (CAS) para conhecer pessoalmente o projeto Abraçar, desenvolvido pela cooperativa para oferecer acompanhamento a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na manhã de sexta-feira (19), duas servidoras da secretaria de Saúde de Cascavel foram recebidas pela fisioterapeuta Fernanda Guerra, coordenadora do projeto da Unimed. “O atendimento às crianças autistas exige uma equipe muito centrada e treinada. Isso requer cuidados diferenciados em relação a outros atendimentos”, explicou Fernanda.

A também fisioterapeuta Larissa Natália Fuga Guerrer é a coordenadora da clínica-escola de autismo criada pela Prefeitura de Cascavel. Da mesma forma como a Unimed, o serviço municipal também segue o modelo ABA (Applied Behavior Analysis), que é a Análise do Comportamento Aplicada para reforçar os comportamentos positivos da criança autista. “O nosso objetivo com essa visita é ter mais referências para a implantação da clínica-escola. A estrutura está inaugurada e, agora, estamos em fase de implantação dos fluxogramas para melhor atender às crianças. A gente já tinha uma referência muito positiva do trabalho feito pela Unimed Cascavel, incluindo a boa evolução das crianças acompanhadas pelo projeto Abraçar. Com o que vimos aqui, percebemos questões que podemos adaptar para melhorar ainda mais”, revelou a servidora pública.

Abraçar

O projeto da Unimed Cascavel foi colocado em prática em março de 2019, com três crianças. Logo em seguida, a cooperativa já ampliou o serviço para atender 12 beneficiários de planos de saúde da singular. Após inauguração do novo CAS, o projeto passou a desenvolver esse trabalho especial com 18 crianças com o espectro autista.

A equipe conta com supervisor, analista de comportamento e toda uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento individualizado, embasado nas evidencias científicas mais satisfatória para a eficácia do tratamento.  “Nosso serviço foi planejado e desenvolvido para respeitar a estrutura necessária para um tratamento correto, com supervisão, monitoramento, estrutura física, materiais, profissionais, treinamentos e protocolos diários, tudo com base na intervenção ABA. O amor e a dedicação das nossas profissionais, além do apoio e do envolvimento dos pais é primordial para a evolução das nossas crianças”, finaliza Fernanda Guerra.


 

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: