Unimed Cascavel responde: 10 dúvidas sobre hábitos alimentares

        25 de janeiro, 2019

A conquista de uma vida saudável envolve hábito saudáveis de alimentação e não há como fugir disso. Entre modismos, dietas e conhecimento comprovado, existe muita informação que circula pela internet. Para levar até você conteúdo confiável sobre nutrição, a Unimed Cascavel entrevistou uma a nutricionista Francielle Salvatti, do Centro de Atenção à Saúde (CAS).

Foram dez perguntas e respostas para elucidar questões que você já deve ter ouvido falar por aí. Confira:

1
Há um dito popular que diz que as pessoas deveriam “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”. Isso seria saudável?
Cada ser humano tem o metabolismo diferente. Mas, de maneira geral, tomar um café da manha como um rei ajuda a equilibrar os hormônios, além de controlar a digestão e o metabolismo, estabelecendo uma melhor manutenção do peso. Almoçar como um príncipe proporciona todos os nutrientes necessários para que possamos exercer nossas atividades diárias. Jantar como mendigo é importante, pois o nosso metabolismo tende a ficar mais lento no período da noite.

2
Quais são os tipos de alimentos que não devem faltar em qualquer dieta?
Alimentos ricos em fibras que ajudam na eliminação de gordura e também controlam a atividade intestinal e as taxas de glicemia. Também são importantíssimas as frutas da estação que, além de mais nutritivas, são de menor custo. E não abra mão do feijão e do arroz, que são alimentos saudáveis e quase completos, além de serem de fácil aquisição para a mesa dos brasileiros.

3
Quais são os hábitos alimentares mais nocivos e frequentes entre as pessoas?

Descontar  na alimentação todos os problemas do cotidiano é um hábito muito nocivo. O alimento gera uma sensação de prazer, e as pessoas acabam ingerindo demasiadamente alimentos prejudiciais à saúde (gordurosos, açucarados e industrializados), o que causa uma sensação de alívio momentâneo e, consequentemente, no decorrer das horas e dias isso acaba se transformando em desconforto e desencadeando diversos tipos de doenças.

4
A alimentação das pessoas precisa ser adequada conforme o avanço da idade? De que forma?

Sim. Pessoas com mais idade tendem a diminuir a absorção de alguns nutrientes, além de adquirirem mais doenças. Isso não é uma regra, pois também existem pessoas com menos idade que necessitam de atenção.  Porém, para essas pessoas mais velhas, é recomendado o auxílio de uma equipe multidisciplinar para avaliar qual é melhor alimentação, os medicamentos mais adequados, bem como as atividades físicas para cada caso.

5
Jejum Intermitente traz mais benefícios ou malefícios?

Jejum intermitente é uma dieta da moda que, com o tempo, pode trazer vários malefícios. São comuns relatos de pacientes que fizeram e, com o passar dos meses, perderam nutrientes e, depois, ganharam peso novamente. É uma dieta de resultado momentâneo. 

6
De quantas em quantas horas é recomendável se alimentar?

É muito relativo. Vai depender da individualidade de cada um.

7
Bebidas também engordam?

Sim.  Principalmente as bebidas alcoólicas, se consumidas em excesso.

8
A substituição de refeições por suplementos alimentares é indicada para uma vida mais saudável?

Não. Os suplementos são complementos da alimentação para quem pratica atividades de grande esforço físico, a exemplo de atletas ou pessoas que estão desnutridas ou com alguma carência nutricional não suprida na alimentação.

9
Café o chá?

Na quantidade certa, o café é aceitável. Cada pessoa tem um organismo e particularidades. Mulheres grávidas e pessoas com gastrite, por exemplo - e pessoal com alguns outros problemas de saúde -, não podem consumir café em grande quantidade. Da mesma maneira deve-se tomar cuidado com a quantidade e o tipo de chá. Em excesso, os chás podem prejudicar o fígado e o rim, além de inibir a absorção de nutrientes e até provocar o aborto.

10
Refrigerante ou suco de caixinha?

É melhor evitar os dois. Essas bebidas têm muito conservantes, sódio e açúcar, contribuindo para alterações na pressão arterial, obesidade, diabetes e, até mesmo, alguns tipos de câncer. Beba água.

Cuidar de você. Esse é o plano.