Unimed oferece três ações para capacitar cuidadores de idosos em setembro

        04 de outubro, 2021

A Unimed Cascavel realizou em setembro mais uma palestra virtual e gratuita para cuidadores de idosos. O tema do mês foi “Manejo de Dietas”. O conteúdo direcionado a 54 participantes on-line foi conduzido pela enfermeira Gislaine Maria Dias e pela nutricionista Larissa Zimermann. “Neste mês, falamos sobre a nutrição enteral, com orientações para pacientes em ambiente domiciliar que fazem uso de dispositivos como Sonda Nasoenteral (SNE) e Gastrostomia. Também falamos das indicações, vantagens, desvantagens, o que é uma nutrição enteral, além de outros temas importantes para esses pacientes”, explica a Gislaine.

Saúde Mental e Emocional

Além da palestra do mês, a Unimed Cascavel também deu início ao Programa de Saúde Mental e Emocional, com abordagem em grupo sobre questões relacionadas à ansiedade, ao estresse, medo, pessimismo, dificuldade em falar e em perder alguém, além de outros assuntos. O programa foi elaborado a partir de comentários dos próprios cuidadores de idosos.

Ao todo, 11 cuidadoras participam do projeto, que vai até dezembro. O primeiro encontro foi em 27 de setembro, com atividades realizadas pela psicóloga voluntária Aline Fernandes, da Brunetto Consultoria. “Para mim, o tema central deste programa é ‘cuidar de quem cuida’. No dia a dia, os cuidadores estão sempre muito focados com os idosos. Quase sempre eles estão inseridos em um ambiente de dor, angústia, sofrimento e de reclamação por parte desse idoso. Os cuidadores às vezes esquecem que esse ambiente pode afetá-los, por isso, precisam cuidar da própria saúde mental. Então, o objetivo é levar para eles uma palavra para que eles poçam dar uma atenção maior para o seu lado emocional. Se ele não tiver essa compreensão de olhar para si, tem chance muito grande de entrar em adoecimento mental, como depressão, alteração do sono e transtorno de ansiedade. O objetivo é que eles compreendem essa importância”, conta a psicóloga.

A Tatiane Taborda Melo é cuidadora de idosos há cinco anos. Atualmente, presta auxílio para uma senhora de 80 anos que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2018. “Achei ótimo esse curso, porque a gente trabalha muito e ainda tem os afazeres de casa. Por isso, muitas vezes esquece da gente mesma e vai guardando as angustias para não magoar os outros. Então, quando a gente tem tempo para conversar, não quer falar de coisas ruins. Por isso é importante ter esse momento. Gostei muito quando a psicóloga questionou a gente como é nosso dia. Eu comecei a descrever e eu mesma me surpreendi com a quantidade de coisas que faço”, elogiou a participante.

Oficina de Inclusão Digital

Também foi realizada em setembro a segunda turma da oficina que oferece noções de informática aos cuidadores. Foram seis participantes que tiveram quatro horas de aula em parceria com o Sistema Sesi/Fiep.

Cuidadores de Idosos

Até o fim do ano, a Unimed Cascavel promoverá uma série de palestras voltadas aos cuidadores de idosos. Desde janeiro de 2021 a Cooperativa já realizou oito palestras on-line, com a participação de mais de 250 pessoas.

“O objetivo das palestras é manter os cuidadores de idosos ou pessoas interessadas na área sempre atualizadas, proporcionando conhecimento de qualidade e um ambiente de troca de experiências”, resume Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Para mais informações, ligue ou envie e-mail:

• (45) 3220-7092
• sustentabilidade@unimedcascavel.coop.br

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: