Contato Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial, disponível para os públicos interno e externo da Unimed Chapecó.
Tal ferramenta visa ampliar o comprometimento com a transparência e ética por meio de dúvidas, sugestões de melhorias ou denúncias referente a fatos que estão em desacordo com os Códigos de Ética e Conduta e normativas internas da Unimed Chapecó.

Com isso, gostaríamos de explicar a diferença entre uma denúncia e uma reclamação.

Basicamente, a denúncia é fruto de fatos que possam caracterizar descumprimento dos Códigos de Ética e Conduta e das normativas internas da Unimed Chapecó, prática de crime, ou contravenção penal, ou que atinjam moralmente ou coloquem em perigo, físico ou financeiro, pessoas ou instituições.
Já uma reclamação se origina de um fato que pode deixar você irritado ou zangado e que não se encaixe nas hipóteses de uma denúncia. Como exemplo de reclamação podemos citar o descontentamento de algum atendimento realizado ou o atraso de uma consulta.

O que posso denunciar?

Descumprimento dos Códigos de Ética e Conduta e normas internas da Unimed Chapecó, bem como qualquer conduta relacionada à governança como, por exemplo, atos de corrupção, fraude, desvios financeiros ou de recursos e vazamento de informações. Além disso, é possível denunciar desvios comportamentais, como coação, assédio moral ou sexual.

Contudo, se o seu registro trata- se de uma RECLAMAÇÃO, para estes casos possuímos um canal específico, isto é, o SERVIÇO DE ATENÇÃO AO CLIENTE - SAC.
O SAC é responsável por elogios, sugestões, solicitações e reclamações que não se enquadrem no conceito de “Denúncia”. O SAC deve ser o primeiro serviço acionado para tratar toda e qualquer manifestação quanto à utilização do plano de saúde e serviços, independente da complexidade da demanda.

Em casos de denúncias, os registros podem ser anônimos ou identificados, por meio dos seguintes canais:
• Telefone: 0800 800 7373
• Site: https://contatoseguro.com.br/unimedchapeco
• APP: Contato Seguro

Em casos de reclamação, o contato é realizado gratuitamente por meio dos canais abaixo:
• Telefone: 0800 644 1800 atendimento 24h e 7 dias por semana
• Fale com a Unimed: https://www.unimed.coop.br/site/fale-com-a-unimed
• APP: Unimed Cliente (opção Fale com a Unimed)