Programas de Medicina Preventiva

O Espaço Viver Bem também lhe oportuniza a participação em algum programa específico de acordo com a sua necessidade. Conheça alguns deles: 

Viver Bem Mova-se 

Grupo aberto de caminhada e Corrida com assessoria técnica de educador físico além de acompanhamento e orientações mensais com nutricionista e enfermagem no local do treino.

Viver Bem Inspirar

O Inspirar é um grupo aberto que visa apoiar o beneficiário na tomada de decisão de cessar ou reduzir o uso do tabaco com acompanhamento de uma equipe multiprofissional.

Viver Bem Saudável

O grupo é fechado e visa educar, desafiar e aumentar a conscientização de hábitos saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida e saúde.

Avançar

Tem como objetivo o fortalecimento muscular, melhora do condicionamento e mobilidade.

Atenção Farmacêutica

O programa de Atenção Farmacêutica da Medicina Preventiva visa otimizar a qualidade de vida dos beneficiários, proporcionando melhora na segurança e eficácia da farmacêutica, por intermédio de orientações sobre o uso racional de medicamentos. É um benefício gratuito da Unimed Chapecó, que permite beneficiários solucionarem suas dúvidas com relação a medicamentos, efeitos adversos, interações, posologia, acompanhamento de eficácia, armazenamento, prazo de validade, entre outras questões vinculadas à terapia medicamentosa.

Preencha o formulário para entrar em contato com a equipe de Atenção Farmacêutica da Medicina Preventiva

Gerenciamento de Crônicos

O Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas da Unimed Chapecó é desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva – UNIVIDA. 

O Programa tem por objetivo acompanhar e monitorar beneficiários que possuem doenças crônicas visando o controle da doença, evitando complicações e possibilitando a melhora da qualidade de vida dos mesmos.A Equipe do Programa é composta por profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

A participação no Programa não substitui o atendimento com o médico assistente do paciente, apenas complementa sua atuação. 

Como funciona o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas? 
A partir de uma avaliação realizada através de consulta médica e de enfermagem, a Equipe do Programa elabora um plano de acompanhamento adequado às necessidades de cada beneficiário, e o monitora via contato telefônico de acordo com a frequência indicada. A Equipe também orienta a respeito da doença, do uso de medicação, alimentação adequada, atividades físicas e fica à disposição para quaisquer dúvidas que os beneficiários tenham a respeito da doença e cuidados. 

Quem pode participar do Programa? 
Beneficiários da Unimed Chapecó que possuem doença crônica diagnosticada. 

Como faço para participar do Programa? 
Há três possibilidades de ingresso no Programa: – Busca ativa: A Equipe do Programa identifica possíveis clientes que são portadores de doenças crônicas e entra em contato com os mesmos, convidando-os a participarem do Programa. – Encaminhamento médico: o médico assistente encaminha o cliente para participar do Programa. - Auto-indicação: o próprio cliente faz contato com o setor de Medicina Preventiva referindo interesse em participar do Programa. 

O que preciso fazer para permanecer no Programa? 
Para permanecer como participante do Programa é preciso que o beneficiário: • Realize a avaliação médica e de enfermagem no setor de Medicina Preventiva; • Assine ao termo de adesão ao Programa de Gerenciamento de Doenças crônicas, após recebimento do manual do Programa; • Atenda aos contatos da Equipe do Programa para monitoramento; • Possua plano de saúde da Unimed Chapecó. 

Sou obrigado a participar do Programa? 
Não, a participação no Programa de Gerenciamento de Doenças crônicas é livre. 

E se eu quiser deixar de participar do Programa? 
O Cliente tem o direito de desligar-se do Programa quando quiser, basta contatar a Equipe responsável no setor de Medicina Preventiva.

Há algum custo com a participação neste Programa? 
A adesão ao Programa não tem qualquer custo adicional ao plano de saúde. O monitoramento e a consulta com o médico do programa são gratuitos. Porém, se o médico achar necessária a realização de exames e esses forem realizados, terão cobrança de co-participação do cliente. 

Acesse aqui a Cartilha do Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas - Diabetes

Gerenciamento de Casos Complexos

O Programa de Gerenciamento de Casos Complexos (PGCC) da Unimed Chapecó é desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva - UNIVIDA.

O Programa tem como objetivo gerenciar o cuidado em saúde dos beneficiários com condições complexas específicas, visando controlar a doença de forma a evitar complicações e reestabelecer condições clínicas possíveis, proporcionando melhoria da qualidade de vida.

A equipe do Programa é composta por profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; e conta com uma rede estruturada que envolve os serviços de Fisioterapia, Multiprofissional (nutrição, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional), Laboratório e Centro de Diagnóstico por Imagem.

A participação do cliente no Programa não substitui o atendimento com o médico assistente do beneficiário, apenas complementa sua atuação.

Como funciona o Programa de Gerenciamento de Casos Complexos?
Para ingressar no Programa, o médico deve indicar os cuidados que o cliente necessita. A partir desta indicação, a equipe realizará as devidas programações, monitorando a realização dos atendimentos, bem como sua evolução; acompanhando o beneficiário e gerenciando o cuidado com sua saúde.

Quem pode participar do Programa?
Para participar do Programa é preciso atender aos critérios abaixo:
•    Ser beneficiário Unimed Chapecó;
•    Ser portador de doença crônica degenerativa, e apresentar pelo menos um dos seguintes fatores associados:
- Uso de sondas;
- Ostomias;
- Ferida operatória;
- Ferida contaminada;
- Deficit motor;
- Amputação recente;
- Transtorno mental;
- Risco nutricional;
- Acamado (possuir cuidador);
- Politraumatizado;
- Necessidade de oxigenioterapia domiciliar;
- Portador de necessidades especiais;
- Internações por repetição;
- Antibioticoterapia prolongada;
- Hiperutilizadores do Pronto Atendimento;
- Não compreender/aceitar a doença.

Como faço para participar do Programa?
O cliente pode ingressar no Programa por meio de encaminhamento da Rede Credenciada; indicação dos Serviços da Unimed; busca ativa da equipe do Programa, ou ainda por auto indicação do beneficiário, que pode ser realizada via site da Unimed Chapecó ou presencialmente no setor de Medicina Preventiva.

O que preciso fazer para permanecer no Programa?  
Para permanecer como participante do Programa é preciso que o beneficiário:
•    Concorde em participar do Programa e assine ao Termo de Adesão, após recebimento da Cartilha do Programa de Gerenciamento de Casos Complexos;
•    Realize a avaliação de enfermagem com equipe do Programa;
•    Realize avaliação com o médico do Programa, caso não tenha sido encaminhado por um médico assistente;
•    Siga as normas do Programa e orientações da equipe;
•    Atenda aos contatos da equipe do Programa para monitoramento e gerenciamento;
•    Possua plano de saúde da Unimed Chapecó.

Sou obrigado a participar do Programa?
A participação do Programa é livre, ou seja, nenhum beneficiário é obrigado a participar.

E se eu quiser deixar de participar do Programa?
O beneficiário tem o direito de desligar-se do Programa a qualquer momento. Basta contatar a equipe responsável no setor de Medicina Preventiva de forma presencial ou através de contato telefônico, pelo número 3361-1812.

Há algum custo com a participação neste Programa?
O gerenciamento do cliente e a consulta com o médico do Programa não gera qualquer custo adicional ao plano de saúde do beneficiário. Os serviços indicados pelo médico terão a cobrança prevista em contrato, normalmente.

Acesse aqui a Cartilha do Programa de Gerenciamento de Casos Complexos.

Formulário de auto indicação ao Programa de Gerenciamento de Casos Complexos da Medicina Preventiva