Meio Ambiente

Fórum de Resíduos Sólidos

Com o interesse de atuar em prol da gestão dos resíduos sólidos no município de Chapecó, desde 06 de outubro de 2010 a Unimed Chapecó tem representação no Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó.

O Fórum tem como principal objetivo articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando interinstitucionalmente temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos. De caráter permanente para discutir, propor, articular e sensibilizar para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município, atuando de acordo com os planos setoriais de Chapecó e leis vigente. É um colegiado de discussões, consultivo no âmbito de seus objetivos, encaminhamentos de providências e medidas necessárias à defesa do meio ambiente, por meio do esforço conjunto de órgãos, entidades públicas e privadas comprometidas com a gestão integrada dos Resíduos Sólidos.

Além da Unimed Chapecó compõem o Fórum de Resíduos Sólidos as entidades: Aurora Alimentos, Fundação Aury Bodanese, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Unochapecó, Unopar, Consórcio Iberê, Instituto Goio-En, Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renovavéis (FCTER), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Casan, Comitê de Bacias, Fibratec, Prefeitura Municipal de Chapecó, Servioeste, Sindicato das Indústrias de Plástico do Oeste de SC (Sindiplasc), Verde Vida, TOS – Tucano, Unoesc Chapecó, Azeplast e as Associações de Catadores (ARSOL, AMARLUZ, ASMAVI e São Francisco).

PGRSS 

A Unimed Chapecó tem sua gestão baseada na Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Na condição de empresa socialmente responsável desenvolve ações que atendem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM's), em específico o item 7: Qualidade de vida e Respeito ao Meio Ambiente. Para isso, trabalha com a reeducação de seu público interno e comunidade sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente.

Com esse compromisso, atendendo as legislações vigentes, elabora seu PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS) e destina todo o resíduo gerado internamente de forma a minimizar o impacto causado ao meio ambiente. Além de manter a documentação atualizada em arquivo, a Unimed por meio de uma equipe técnica formada por bióloga, assistente social e técnicos de segurança do trabalho, realiza anualmente visitas técnicas a todas as empresas coletoras de resíduos, entendendo que é importante monitorar a prática e certificar-se de como acontece o processo.

A cooperativa desenvolve também o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) para os médicos cooperados, o qual abrange elaboração anual do PGRSS e a coleta dos resíduos perigosos (infectantes, químicos e perfuro cortantes) gerados em seus consultórios/clínicas, destinando-os para a empresa licenciada.