Compliance

O termo Compliance significa "estar em conformidade com", e refere-se ao cumprimento de leis, regras, normas e códigos, relacionando-se aos princípios de governança. No âmbito corporativo, uma Organização “em Compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Alta Administração.

A Unimed Chapecó observa as boas práticas em governança, adequando-as à estrutura do negócio, na construção de um programa de Compliance efetivo. Outrossim, avalia a aderência às leis e regulamentos aplicáveis, visando assegurar o cumprimento das normativas.

A área de Compliance atua como segunda linha de defesa, estando alocada no Núcleo de Governança Corporativa, setor vinculado diretamente ao Comitê de Governança, Riscos e Compliance, órgão ligado ao Conselho de Administração. Suas diretrizes e responsabilidades são pautadas pelo Programa de Integridade, Código de Ética e Conduta, Política de Prevenção a Atos Ilícitos. Além das diretrizes estabelecidas, a Unimed Chapecó possui Canal de Denúncias e Comitê de Ética e Conduta, como instrumentos para fortalecimento do sistema de Compliance.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade da Unimed Chapecó consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como, aplicação efetiva do Código de Ética e Conduta da instituição, políticas, normativas e diretrizes que objetivam prevenir, detectar e corrigir irregularidades, e, principalmente promover a cultura ética e de integridade. O Programa de Integridade se desdobra nos pilares, componentes e atributos elencados na figura abaixo:

Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e Conduta da Unimed Chapecó é um documento formal que fornece diretrizes para auxiliar a manter padrões de comportamentos éticos no trabalho, materializando o compromisso e posicionamento em relação a possíveis conflitos que possam influenciar tomadas de decisões, tendo como premissas a integridade da conduta, o respeito, a valorização da diversidade e a sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Desejamos que este material contribua para o fortalecimento do nosso vínculo com os principais públicos de relacionamento (cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e sociedade em geral) e que fortaleça e consolide cada vez mais a confiança no jeito de ser da Unimed Chapecó.

A partir do momento em que aceitou fazer parte do Sistema Unimed você participa dessas relações e, em específico, desta cooperativa médica. Por este motivo, deve assumir tal responsabilidade.

Conheça nosso Código de Ética e Conduta.

Código de Ética e Conduta aos Fornecedores e Prestadores de Serviço.

Prevenção a Atos Ilícitos

A Política de Prevenção a Atos Ilícitos tem como diretriz assegurar o comprometimento e o apoio dos membros do Conselho de Administração e dos Diretores da Cooperativa (Alta Administração) no combate a atos ilícitos em suas diversas formas. Além disso, visa comunicar continuamente os valores e os compromissos da Cooperativa no combate a atos ilícitos, bem como divulgar os canais de comunicação de denúncia, por meio de comunicação e treinamentos.

Esta Política tem o condão de fortalecer o Programa de Integridade da Unimed Chapecó e corrobora com os princípios corporativos da governança, ética e sustentabilidade, visando coibir atitudes fraudulentas e de corrupção em todos os níveis hierárquicos, através de prevenção, detecção e investigação de atos ilícitos.

Conheça nossa Política de Prevenção a Atos Ilícitos.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial, disponível para os públicos interno e externo da Unimed Chapecó. Tal instrumento visa ampliar o comprometimento com a transparência e a ética, por meio de denúncias e sugestões de melhoria de processos.

É possível registrar no Canal de Denúncias qualquer descumprimento ao Código de Ética e Conduta e situações relacionadas a governança, como por exemplo contextos que configurem conflito de interesses, vazamento de informações, violação à legislação, corrupção, fraude ou qualquer ato ilícito, bem como situações relacionadas ao desperdício de recursos, desvios financeiros ou patrimoniais.  Outrossim, no que tange condutas comportamentais, é possível denunciar situações relativas à coação, assédio moral ou sexual, discriminação e perseguição.

O Canal de Denúncias pode ser acessado através do telefone 0800 800 7373, pelo site ou ainda pelo Aplicativo Contato Seguro.

Comitê de Ética e Conduta

O Comitê de Ética e Conduta é a comissão responsável pelo recebimento, processamento e investigação das denúncias registradas no Canal de Denúncias, bem como pelo direcionamento das sugestões de melhoria, e emissão de pareceres.

O Comitê é composto por colaboradores indicados pelo Conselho de Administração, os quais tem dever de lealdade à Cooperativa, bem como manutenção do sigilo e confidencialidade relativos a qualquer informação que obtiver acesso em razão da condição de membro do Comitê.

A atuação do Comitê é regida por Regulamento Interno próprio, bem como, seguem as diretrizes estabelecidas na Política de Recepção de Denúncias, Investigação e Aplicação de Penalidades a qual define os procedimentos de uso, recebimento e tratamento de relatos recebidos via Canal.