Quantificação de Riscos Ocupacionais

Nosso serviço de avaliação quantitativa de agentes ocupacionais é realizado por profissionais capacitados, utilizando equipamentos em conformidade com as metodologias e normas técnicas, nacionais e internacionais. 
Qualquer empresa pode solicitar esse serviço, não precisando ter contratado conosco a elaboração dos programas ocupacionais. 
Solicite um orçamento e entenda os cuidados que seguimos!

QUAIS SÃO AS QUANTIFICAÇÕES QUE EFETUAMOS?

Avaliação de vibração localizada de mãos e braços (VMB) e de corpo inteiro (VCI);
Vibração VMB e VCI: Esta  avaliação  tem como finalidade analisar a intensidade  do risco e os impactos que as vibrações geradas por veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas manuais ocasionam no trabalhador, orientando a empresa nas estratégias de prevenção e na melhor tratativa quanto à definição de  necessidade de pagamentos adicionais como a aposentadoria especial e insalubridade.

Avaliação de calor;
Calor: A avaliação de calor consiste em identificar temperaturas anormais, como o calor, de determinada fontes emissoras presentes nos ambientes de trabalho, para verificar se o mesmo está acima ou abaixo do limite de tolerância de acordo com os limites estabelecidos na NR-15.

Avaliação de frio;
Frio: Identificação e análise de exposição ao frio artificial, que pode comportar riscos importantes para a saúde, potencializando a ocorrência de acidentes de trabalho e reduzir a produtividade. Além de respaldos jurídicos quanto a monitoramento destes agentes, e posteriores tratativas de ações de melhorias e necessidade de pagamentos de adicional de insalubridade.

Avaliação de ruído;
Ruído: Identificar, analisar e monitorar o nível de ruído que os funcionários estão expostos. Com isso é possível estabelecer medidas de controle coletivas e equipamentos individuais para proteção, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores, bem como orientar o cliente quanto à  necessidade de pagamentos adicionais como a aposentadoria especial e insalubridade.

Avaliação de agentes químicos (névoas, gases, fumos, vapores e particulados);
Agentes Químicos: Esta avaliação auxilia a empresa em observar os agentes que possam ocasionar malefícios à saúde do trabalhador, possibilitando estabelecer medidas de proteção adequadas, bem como, obter respaldos jurídicos quanto a monitoramento destes agentes, e posteriores tratativas de ações de melhorias e a necessidade de pagamentos de adicionais como aposentadoria especial e insalubridade. 

Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho;

Avaliação de ruído ambiental (interno e externo).


QUAL É A FINALIDADE DA QUANTIFICAÇÃO OCUPACIONAL? 
É reconhecer, dentro de determinado ambiente de trabalho, os agentes que fornecem risco àqueles que desempenham sua função no local.

PORQUE A EMPRESA DEVE REALIZAR A QUANTIFICAÇÃO? 
•    Comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento do PGR;
•    Dimensionar a exposição ocupacional dos grupos de trabalhadores; 
•    Subsidiar o equacionamento das medidas de controle;
•    Redução dos riscos e prevenção de doenças ocupacionais;
•    Comprovação que a empresa tem o olhar e cuidado com o trabalhador e seu ambiente;
•    Possível apoio para embasamento jurídico.

Para solicitar orçamento ou mais informações, entre em contato através dos telefones: (49) 3361-1868 ou pelo endereço eletrônico: orcamento.so@unimedchapeco.coop.br