APS • Atenção Personalizada à Saúde

No cuidado às pessoas, APS significa Atenção Primária à Saúde. Mas a Unimed Cascavel amplia este conceito e reclassifica a sigla como atenção Personalizada.
Para oferecer esse cuidado especial, a Cooperativa conta com duas unidades do CAS (Centro de Atenção à Saúde: uma em Cascavel e outra em Cafelândia
Responsive Image

CAS Cascavel

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1189 - Centro
Telefone: (45) 3038- 8989
Horários de atendimento:
Segunda a quarta, das 7h30 às 20h. / Quinta e sexta, das 7h30 às 19h.
Sábados, das 8h às 12h.
Responsive Image

CAS Cafelândia

Endereço: Av. Desembargador Munhoz de Mello, 87 – Sala 02
Telefone: (45) 3010-5015
Horários de atendimento:
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 18
Responsive Image

APS

A Atenção Primária/Personalizada à Saúde representa a entrada no sistema para todas as necessidades e problemas. É uma estratégia para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada a maioria das necessidades de saúde de uma população, buscando a manutenção e a promoção da qualidade de vida, a prevenção de doenças e agravos, bem como o tratamento e a reabilitação.

Com o Centro de Atenção à Saúde, a Unimed Cascavel conquista um novo modelo assistencial, com uma mudança cultural e excelência em cuidado. As consultas realizadas no Centro por diversos profissionais da saúde são somente por agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3038-8989 ou por WhatsApp (99801-7343/99834-0092). Por meio de um modelo avançado, os pacientes são atendidos no mesmo dia ou em um prazo máximo de 48h após o contato
Responsive Image

Consulta Eletiva

São aquelas de rotina, em que o (a) beneficiário (a) é agendado (a) em até 48 horas com o médico de referência para solicitar exames preventivos/de rotina, além de encaminhamento médicos, orientações, medicações, avaliação de rotina, entre outros
Responsive Image

Consulta Demanda

São as destinadas àqueles/àquelas beneficiários (as) com queixas que necessitam de atendimento em até 24 horas. O (a) beneficiário (a) com quadro de dor aguda, sintomas respiratórios ou outra queixa aguda é agendado (a) com o profissional médico – de preferencia o médico de referencia – após passar pela triagem da equipe de enfermagem.
Para os pacientes que passarem em consultas no CAS, ainda há um posto de enfermagem para aplicação de medicações endovenosas, subcutâneas, intramusculares ou por via oral.
IMPORTANTE: O CAS não é um serviço de emergência. Os seja, as queixas emergenciais devem ser direcionadas ao pronto-socorro hospitalar.
Responsive Image

Telemedicina

O serviço de telemedicina foi ampliado durante a pandemia de Covid-19 para suprir a necessidade dos beneficiários e diminuir a exposição deles ao risco de contrair o vírus. Por meio de um atendimento online, o médico faz a avaliação e, no fim da consulta, o (a) paciente recebe todos os documentos pelo e-mail cadastrado na hora do agendamento
Responsive Image

Consulta de enfermagem

Além da consulta com o profissional médico, o (a) beneficiário (a) que passar por atendimento na APS terá disponível uma enfermeira para realizar consultas de enfermagem. Nesse momento será feita uma avaliação de saúde, encaminhamento para a equipe multidisciplinar e para projetos, além das consultas médicas.
Responsive Image

Equipe multiprofissional

O objetivo da APS é o atendimento integral (por inteiro) do (a) beneficiário (a). Por isso, o CAS conta com vários profissionais da saúde para oferecer um acompanhamento completo aos pacientes atendidos*: fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e médico pediatra.
*O atendimento da equipe multiprofissional é destinado aos pacientes acompanhados pela equipe médica do CAS
Responsive Image

Equipes de saúde

Todo (a) beneficiário (a) que passa por atendimento no CAS é inserido (a) em uma EQUIPE DE SAÚDE. Após o atendimento com o médico, a pessoa é direcionada para a enfermeira realizar a consulta de enfermagem, quando esse (a) paciente será inserido (a) em uma linha de cuidado. A equipe multiprofissional fará o acompanhamento longitudinal - ao longo da vida (se está com os exames em dia, rotinas de consultas da saúde da mulher, do homem e da criança, por exemplo).
Responsive Image

Acompanhamento de condições crônicas

A APS conta com a equipe de enfermagem que realiza o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, obesidade, doenças respiratórias), realizando o telemonitoramento e a busca ativa desses (as) beneficiários (as), direcionando a atualização de exames e consultas com especialistas, as orientações de hábitos de vida, o encaminhamento para programas, etc.
Responsive Image

Laboratório Unimed

Para os (as) beneficiários (as) que se consultarem no CAS e realizarem o acompanhamento com a equipe de saúde, é oferecido o serviço de coleta de exames laboratoriais dentro do próprio Centro, no Laboratório Unimed.
A APS disponibiliza uma estrutura em que é realizada a coleta de exames laboratoriais e, após os resultados, os (as) pacientes são avaliados (as) pelo médico de referência e a equipe de enfermagem dá a devolutiva (a exemplo de orientações ou solicitações médicas).
Responsive Image

Coordenação do cuidado:

Além das consultas oferecidas pela equipe de saúde, a APS também conta com a coordenação de cuidado, que caracteriza-se por um espaço na agenda do médico dedicado à avaliação de exames, renovação de receitas e demais atividades que não demandem a presença do (a) beneficiário (a) em consulta, visando agilizar as demandas. Após isso, a equipe de enfermagem entra em contato com os (as) pacientes com as orientações repassadas pelo médico.

Notícias:

— 9 Itens por página
Exibindo 1 - 9 de 22 resultados.