Voltar Ciclo de Palestras Unimed aborda câncer de mama e cólo de útero no dia 11/10

Ciclo de Palestras Unimed aborda câncer de mama e cólo de útero no dia 11/10

Texto: MB Comunicação Ltda
        04 de outubro, 2021

O Programa Ciclo de Palestras Preventivas “Saúde ao seu Alcance” desenvolvido  pela Unimed Chapecó promoverá no dia 11 de outubro, às 18h15, no Hemosc, palestra sobre “Câncer de mama e cólo de útero” para colaboradores do hemocentro, em Chapecó.

Ministrará  o tema a ginecologista Patrícia de Oliveira, cooperada Unimed. “A informação é a melhor aliada contra o câncer”, enfatiza o presidente da Unimed Chapecó, Luiz Roberto Dalla Costa, reforçando campanha de distribuição de panfletos desenvolvida pela Unimed neste ano.

O câncer de mama representa a principal causa de morte nas mulheres brasileiras desde 1980. Pode ser tratado e até mesmo curado se descoberto precocemente. O exame preventivo deve ser realizado a cada três anos entre os 20 e 40 anos e, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.

Os maiores riscos de desenvolver a doença de mama são em mulheres com histórico familiar de mãe ou irmã com câncer de mama, primeira gestação ou ausência de gestações após os 34 anos, primeira menstruação ocorrida antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos e terapia de reposição hormonal prolongada, além do consumo excessivo de álcool.

O auto-exame realizado pela própria mulher é fundamental para conhecer a aparência das mamas e identificar possíveis alterações. A mulher deve estar atenta a qualquer mudança da pele ou do formato delas. Mesmo assim, o auto-exame que deve ser mensal, não substitui o realizado por um médico.

A mamografia é o exame radiológico dos tecidos moles das mamas e é considerado um dos mais importantes procedimentos para o diagnóstico precoce do câncer ainda impalpável. O Instituto Nacional do Câncer recomenda que o exame clínico seja realizado a cada três anos pelas mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos pelas mulheres entre 35 e 39 anos e, anualmente, pelas mulheres entre 40 e 49 anos. As mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.

O câncer do colo de útero é o que ocorre na porção do útero mais estreita e mais próxima da vagina. Nas fases iniciais ele pode ser totalmente assintomático e a detecção precoce pode evitar completamente seu desenvolvimento. Para evitar, deve ser feito o exame papanicolau que é simples, rápido, indolor e identifica não apenas lesões cancerosas como também aquelas que podem vir a se transformar em câncer.

Os fatores de risco mais importantes são a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) e, secundariamente, ter tido muitos filhos, grande número de parceiros e idade muito precoce para a primeira relação sexual. As mulheres devem se submeter ao exame a partir do início da atividade sexual e sempre após os 18 anos.

 

Fonte: Complexo Unimed Chapecó SC