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Unimed Chapecó capacita rede credenciada sobre qualidade do atendimento

Participaram aproximadamente 70 profissionais entre médicos, diretores hospitalares e colaboradores de clínicas, consultórios e laboratórios
Texto: MB Comunicação
        12 de abril, 2024
Excelência é um hábito que pode ser aprimorado constantemente. Com esse direcionamento, o setor de Relacionamento com o Prestador da Unimed Chapecó promoveu a capacitação “Conhecimento na bagagem: um encontro de excelência e desenvolvimento profissional na saúde”, no auditório da cooperativa médica. Participaram aproximadamente 70 profissionais da rede credenciada da região, entre médicos, diretores hospitalares e colaboradores de clínicas, consultórios e laboratórios.

A primeira edição do evento buscou promover a qualificação e fortalecer o propósito da cooperativa médica na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. “Essa proposta surgiu a partir de demanda identificada pela rede de credenciados, que solicitou capacitações para superar algumas fragilidades. Então, o encontro proporcionou conhecimentos para que o atendimento seja de excelência e inspirado no Jeito de Cuidar Unimed”, explicou a coordenadora do setor de Autorizações e Relacionamento com o Prestador, Volnete Alesandra Rodrigues de Melo, ao antecipar a intenção de realizar outras edições ao longo do ano.

O cirurgião torácico e membro do Conselho Administrativo da Unimed Chapecó, Dr. Rovani José Rinaldi Camargo, reforçou aos participantes que todos carregam o “selo Unimed”, independentemente do local em que atuam. “Não é possível promover saúde sem pensar na experiência que esse cliente tem no momento do atendimento. E, para ter esse olhar atento, precisamos pensar em nossa postura e nos colocarmos no lugar do paciente, ou seja, a excelência está interligada com a empatia”, analisou.

Para o Dr. Rovani, a excelência vai muito além de um título ou um ambiente luxuoso. “Excelência está atrelada com a forma que nos dedicamos a atender nossos usuários, a promover a melhor experiência dentro de nossas condições e de tratar o paciente como gostaríamos de ser cuidados em um momento de fragilidade”, enfatizou. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e agregar na vida pessoal e profissional.

CONHECIMENTO NA BAGAGEM
No encontro foram abordadas temáticas como: excelência de atendimento ao paciente, marketing pessoal, comunicação verbal e escrita, palco X bastidores, métodos de organização, autoavaliação e feedback. A atividade foi conduzida pela especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Experiência do Paciente, Agnessa Leite.

“Primeiro é necessário compreender que tudo se trata de pessoas, que chegam para o atendimento na área da saúde com suas dores e dificuldades. Por isso, oriento que o profissional sempre entregue o seu melhor, porque essa postura construirá o futuro, uma vez que impacta não somente a empresa em que trabalha, mas o que é enquanto profissional”, enfatizou a palestrante. Agnessa também apresentou algumas técnicas para melhorar essa entrega de valor, pensando não apenas no atendimento telefônico ou da recepção, porém, a partir de uma ótica do olhar humano.

A palestra ainda abordou sobre o ato de servir, autoconhecimento,  comunicação pessoal – a marca que é deixada no mercado –, e reputação profissional. “Entregamos somente aquilo que temos em nosso coração e em nossa mente, por isso a importância de se conhecer e buscar qualificação, que consequentemente refletirá no crescimento da carreira. Comunicamos o tempo todo e isso gera uma reputação que pode nos aproximar ou afastar das pessoas. Por isso, a abordagem do encontro foi de que a excelência é um hábito, que vai muito além de entregar o mínimo”, finalizou.

PERCEPÇÃO
Para a psicóloga da Martins&Damaren Clínica de Psicologia, de Chapecó, Mônica Martins de Amorim, o evento foi uma ótima iniciativa para promover o desenvolvimento profissional e a excelência no atendimento ao cliente na área da saúde. Tudo isso com temas abrangentes, relevantes e essenciais para o sucesso profissional, além de uma série de ferramentas estratégicas para servir os pacientes com empatia e qualidade. Para ela, iniciativas como essa reforçam o acolhimento humanizado às pessoas que chegam nas clínicas, o que se torna um diferencial importante na prestação de serviços de saúde.

“A abordagem dos temas demonstrou uma preocupação abrangente com o aprimoramento das habilidades dos profissionais de saúde no que se refere ao acolhimento das demandas diárias. Sendo assim, um conhecimento que pode ser aplicado de imediato é a importância da comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita. Uma comunicação clara e empática é fundamental para estabelecer uma boa relação com os pacientes e garantir que suas necessidades sejam compreendidas e atendidas de maneira adequada. Melhorar essas habilidades pode levar a compreensão mútua e resultados positivos”, analisou Mônica.

A enfermeira coordenadora da Associação Hospitalar Beneficente de Modelo, Debora Rojahn, ressaltou a importância da iniciativa da Unimed Chapecó em oferecer essa capacitação. “A oportunidade agregou conhecimentos sob uma perspectiva diferente, dos quais aplicaremos no atendimento do nosso público. O aprendizado que mais me marcou foi sobre o marketing pessoal, de como lidar, agir, se comportar e se colocar sempre no lugar do outro. Então, às vezes, o mínimo que fizemos já representa uma grande ajuda ou suporte”, comentou.