Voltar Novidades de tratamentos e avanços tecnológicos na área de coloproctologia

Novidades de tratamentos e avanços tecnológicos na área de coloproctologia

Congresso Catarinense, que conta com apoio da Unimed Chapecó, será realizado de 27 a 29 de março
        17 de março, 2025

Pela primeira vez Chapecó sediará o Congresso Catarinense de Coloproctologia, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de março, no Hotel Mogano Premium. A iniciativa, que está em sua 10ª edição, promove a atualização de conhecimentos, fortalece a especialidade, oportuniza a troca de experiências entre os profissionais e reforça a importância do associativismo. O evento é promovido pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia e conta com o patrocínio da Unimed Chapecó.

O evento destina-se a médicos coloproctologistas e a profissionais de áreas afins como oncologia, cirurgia oncológica, gastroenterologia, endoscopia digestiva, cirurgia geral e aparelho digestivo e também a estudantes de medicina e médicos residentes. A previsão é reunir aproximadamente 150 participantes e criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências. Os interessados em participar podem conferir a programação completa e realizar sua inscrição pelo link https://www.congressocoloproctologiasc.com.br/.

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Coloproctologia, médico coloproctologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Biazus, o congresso é muito importante para a atualização médica e permite a troca de informações sobre o que há de novo nos tratamentos das patologias e seus avanços tecnológicos. “A demanda por tratamento especializado é crescente, então, sediar um evento desta magnitude evidencia o nosso grande polo de saúde e sua capacidade logística para realização”, observa.

A programação científica abrange diversas temáticas que fazem parte da coloproctologia e propicia discussões que agregam em outras áreas médicas interligadas com a especialidade. Entre as temáticas previstas, Dr. Rodrigo destaca as discussões sobre câncer colorretal – o 2º tumor que mais acomete mulheres e o 3º em homens – que está aumentando em pacientes jovens com idade abaixo dos 50 anos. A conscientização e prevenção da doença são lembradas pela campanha “Março Azul”.

“A prevenção do câncer colorretal requer muita atenção, e inicia com o exame de colonoscopia aos 45 anos. Abordaremos também a evolução de seu tratamento clínico (quimioterapia, radioterapia e imunoterapia) e o tratamento cirúrgico (cirurgia minimamente invasiva através da robótica)”, explica.

O organizador do evento complementa que doenças inflamatórias intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn), com o aumento de incidências e novas terapias de tratamento, também serão discutidas no evento. “Ainda, abordaremos a colonoscopia terapêutica, a doença diverticular, a endometriose intestinal e as doenças orificiais (hemorroidas, fistulas, fissuras anais e cisto pilonidal), entre outras patologias que são frequentes nos consultórios”, ressalta.

PATROCÍNIO

Segundo o médico cooperado, para a Unimed Chapecó, estar presente em um congresso dessa magnitude representa um compromisso com a promoção da saúde e a atualização contínua dos profissionais. “Este apoio reforça a missão da cooperativa médica de proporcionar um atendimento de qualidade e de contribuir para o desenvolvimento da medicina na região”, analisa o Dr. Rodrigo.

No dia 28 de março (sexta-feira), médicos cooperados da Unimed Chapecó irão contribuir com a programação científica do evento durante o Simpósio Satélite Unimed. O cirurgião do aparelho digestivo, Dr. João Batista Baroncello abordará sobre “Protoloco Eras e seus benefícios”; a radiologista Dra. Mayra Dal Bianco Negrisoli Sonagli explicará sobre “Defecoressonância magnética na avaliação do assoalho pélvico” e o radiologista Dr. Jonas de Souza Dalabona falará sobre a temática “Colonoscopia virtual e sua aplicação clínica”. Ainda, participarão de mesas de debates durante o Congresso, os médicos cooperados: Dr. Luis Carlos Farret Júnior, Dra. Thaliú Albuquerque Leão, Dra. Joseane Canton e Dr. Marcos Guilherme Tibes Pauletti.