Dúvidas frequentes

 

1) A instituição pode escrever mais de um projeto?
Não. Somente será aceito um projeto inscrito em uma das categorias disponíveis.

2) Quais categorias o programa contempla?
a) Desenvolvimento comunitário: relacionados às áreas de educação, cultura, assistência social, empreendedorismo e geração de renda.
b) Ambiental: relacionados a resíduos, desenvolvimento de hortas, conscientização e educação ambiental.
c) Qualidade de vida: relacionados às áreas de saúde, esporte, orientações, entre outros.
d) Infraestrutura: relacionados à pintura, aquisição de equipamentos, instalação e entre outros. NÃO contempla construções novas.
e) Covid-19: relacionados à aquisição de máscaras, álcool em gel, materiais de higiene e limpeza, entre outros.

3) O projeto pode ser enviado para o e-mail da organizadora?
Não. Os projetos devem ser enviados via formulário disponível no Portal Unimed -  Programa Avançar. Projetos encaminhados por e-mail não serão analisados.

4). Quais documentos são necessários enviar junto com o projeto?
Conforme descrito no edital.

5) Caso seja aprovado o projeto, o que a instituição deve providenciar?
A Instituição deverá encaminhar um recibo contendo: o nome da instituição, assinatura e carimbo do representante legal, o valor aprovado e o nome do projeto.

6) Prestação de contas: como deverá ser feita?
A prestação de contas deverá conter notas fiscais, fotos em alta resolução e descrição da utilização do valor (confira AQUI o modelo de Prestação de Contas). A prestação de contas deverá ser encaminhada até 20 de dezembro de 2021, por meio do formulário on-line disponível neste hotsite, após a realização do projeto.

7) Qual o tipo de projeto que não será contemplado?
Projetos relacionados a construções novas e afins.

8) O que devo fazer para que meu projeto seja analisado?
O Projeto deve estar de acordo com todas as diretrizes propostas no Edital e enviar todos os documentos regulatórios solicitados no mesmo.

9) Qual o prazo para eu inscrever meu projeto?
O prazo final para inscrição dos projetos é 16/04/2021.

10) Instituições que foram beneficiadas pelo programa em outras edições podem participar?
- Podem,  desde que não tenham sido contempladas duas vezes seguidas. As entidades que foram contempladas duas vezes seguidas pelo programa (2019 e 2020), poderão inscrever projetos a partir de 2022.

- Projetos que foram submetidos e contemplados em 2020 somente poderão submeter projetos nesta edição se estiverem relacionados a categorias diferentes das que foram propostas em 2020.

11) Quando serão divulgados os projetos aprovados? Será enviada alguma notificação?
Os projetos aprovados serão divulgados no mês de maio, no hotsite do Programa Avançar. Ao encaminhar os projetos, todas as instituições receberão a confirmação de recebimento e posterior análise de aprovação ou não. 

12) Como será realizada a aprovação do projeto?
Os projetos recebidos poderão ser contemplados integralmente ou não. Serão analisados por uma equipe técnica que ao receber o projeto realizará uma visita técnica ao solicitante. Após o parecer técnico, será encaminhado para a Comissão de Aprovação (Coordenação, Superintendência e Diretoria da Unimed) que dará o parecer final.

13) As instituições contempladas receberão vistoria após a utilização do recurso?
Sim. Após o envio da prestação de contas, a equipe técnica realizará uma visita até a instituição.

14) Como será destinado o recurso?
O recurso será destinado em formato de deposito bancário, na conta em nome da instituição/organização, somente após o recebimento do recibo enviado pela instituição com projetos aprovados.