Trabalhe conosco
IDSS
Sustentabilidade
Pesquisas de Satisfação
Pesquisas de Satisfação - Espaço Viver Bem

Notícias Unimed

Voltar Unimed Chapecó capacita jovens aprendizes na Língua Brasileira de Sinais

Unimed Chapecó capacita jovens aprendizes na Língua Brasileira de Sinais

Foram 31 alunos formados pelo curso, que contou com carga horária de 20h
        08 de maio, 2024
A cooperação e a inclusão fazem parte da essência da Unimed Chapecó. E nos últimos anos, a busca pela melhoria da comunicação com a comunidade surda foi contínua. Já foram duas turmas de colaboradores formadas e uma em andamento no curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cooperativa médica decidiu capacitar também os jovens aprendizes que iniciaram suas trajetórias neste ano, nesse importante movimento de inclusão.

Foram 31 alunos formados pelo curso, que contou com carga horária de 20h. Ministrado pela intérprete de Libras da Unimed Chapecó, Críssia Lorrana Pinto Malbfe, a formação iniciou em fevereiro e foi concluída no dia 25 de abril. O objetivo foi aperfeiçoar a  comunicação com a comunidade surda, tanto interna ou externa por meio de Libras.

“Meu sentimento é de gratidão por concluir esse projeto que construímos com muito afeto. Durante as aulas, eles relataram que já tiveram experiências fora e dentro da cooperativa com a comunidade surda. Por exemplo, viram um surdo perdido pois mudou a linha do ônibus e eles conseguiram auxiliar. Isso é muito legal, pois aplicaram na prática os sinais e ajudaram os surdos na sua língua materna (língua de sinais)”, destaca a intérprete. 

Aprender pelo caminho da inclusão
Quando a jovem aprendiz do setor Unimagem, Roberta Leticia Paim Loss, de 15 anos, descobriu que iria fazer o curso de Libras, o sentimento foi de animação em poder melhorar ainda mais o atendimento ao público. “Eu achei uma iniciativa incrível e necessária, ainda mais numa cooperativa tão grande quanto a Unimed. Por ser um hospital, vão vir vários pacientes e um deles vai ser o surdo. E pelo fato de conseguirmos nos comunicar, isso vai trazer uma inclusão maior”.

Gustavo Sartori Brandão, também de 15 anos, jovem aprendiz do setor de Manutenção, também ressalta a importância do curso. “Imagina você querer conversar com uma pessoa e ela dizendo que é surda e você não consegue falar com ela, isso é chato e inconveniente. A gente precisava muito dessa formação para aprender e poder conversar com eles”. 

Os novos formandos fazem parte da Equipe Apoio Libras, que auxilia nos atendimentos na ausência da intérprete ou em atendimentos simultâneos. O grupo se reúne uma vez por mês para praticar e aprimorar os conhecimentos. “Eu pretendo continuar a estudar mais e com certeza praticar”, finaliza Roberta.
 

Como podemos te ajudar?

Revista Unimed Vida Mais

Uma revista feita para você! Baixe o conteúdo disponível para Android e IOS.

Unimed Personal

Mais facilidade para você e sua família