Faça sua busca aqui
Download do boleto para pagamento
Conheça a Clínica da Unimed
Vantagens exclusivas para beneficiários
Simule e compre seu plano agora!
Condição especial para cartão de crédito
Portal de Informações Pessoa Jurídica
Portal da Transparência
Planos
Cooperado e Prestador
Serviços
Voltar Unimed Cascavel reúne casais gestantes em workshop sobre parto vaginal
O parto vaginal é um processo natural e com benefícios importantes para a saúde da mamãe e do bebê. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a modalidade promove uma recuperação mais rápida da mulher após dar à luz, reduzindo o risco de infecções e complicações pós-operatórias. Além disso, o contato do bebê com o canal de nascimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico da criança.
Por outro lado, uma série de tabus ronda os casais na hora de optar pela modalidade de parto para trazerem os filhos ao mundo. Por isso, na noite de quinta-feira (6) a Unimed Cascavel reuniu casais que participam do Programa Cegonha em um workshop de preparação para o parto vaginal.
Ao todo, 20 beneficiários e beneficiárias estiveram no Espaço Viver Bem (EVB), onde a noite começou com um momento de meditação guiada, conduzido pela terapeuta Thaís Andrade. Em seguida a enfermeira obstétrica Ariana Tasca, da Unimed Cascavel, conduziu uma palestra sobre o tema. Os benefícios do parto vaginal para a mãe e o bebê são inúmeros. A enfermeira cita alguns: “Para a mãe, reduz o risco de hemorragia pós-parto, já que a contração uterina durante o trabalho de parto também é favorecida após o nascimento do bebê. Além disso, a influência de hormônios auxilia a descida do colostro nas primeiras horas de vida do bebê, reduzindo riscos de hipoglicemia neonatal. Ou seja, para o bebê, os benefícios também são inúmeros: além do fortalecimento da microbiota, que reduz a incidência de cólicas e fortalece o sistema gastrointestinal, há estudos que indicam que o bebê nascido de parto vaginal tem menor risco de desenvolver diabetes e hipertensão na vida adulta. O parto natural também ajuda a respiração do bebê ao chegar ao mundo, diminui o risco de alergias e doenças autoimunes.”
Depoimentos
Para responder as dúvidas práticas das gestantes, uma mesa redonda contou com a presença de três casais que já haviam participado do Cegonha e que trouxeram ao mundo crianças por meio do parto vaginal. Thayná Torquato e Tiago Mengarda são pais do Francisco, de nove meses. Karine Wosniak e Jeferson Maciel são os papais do Felippo, que está com um ano e quatro meses. E Laísa Roveda e Alan de Almeida Felipe estão curtindo a filhinha Olivia, de quatro meses. “Achei muito bom poder compartilhar experiências demonstrar a importância do Programa Cegonha, que deixou eu e meu marido tão seguros tanto durante a gestação quando no parto e no pós-parto. Eu vim com a missão de encorajar esses casais e me senti privilegiada por poder compartilhar minha história e incentivar o parto vaginal. Se eu tiver mais filhos, com certeza é por essa modalidade que optarei novamente”, conta a advogada Laísa Roveda.
O workshop foi encerrado com um sorteio de brindes fornecidos por empresas parcerias do Cegonha: Loja Grow Up e Thaís Andrade Terapias.
Informação
À espera do Heitor, que tem previsão de nascer em novembro, o casal Keslee Thesen e Vinicius Calsavara foi ao workshop para tirar dúvidas. Por interferência de amigas e família, Keslee se sentia decidida a optar pela cesariana. Mudou de ideia a partir da palestra e dos depoimentos. “Eu realmente nem esperava que esse evento fosse ser tão bom quanto foi. Eu não tinha a intenção de optar pelo parto vaginal, mas ouvindo a enfermeira falar, os casais contarem como foi e, especialmente contado com a presença dos maridos também dizendo que o parto natural valeu a pena, eu agora me sinto pronta para decidir pelo parto vaginal. Estou muito feliz por meu marido ter vindo comido e também ter mudado de opinião. Se Deus quiser, vai ser assim. Estou me sentindo muito segura a partir desse workshop. A equipe da Unimed é sempre muito organizada e acolhedora”, revela a futura mamãe.
Parto vaginal X cesariana
A decisão entre essas duas possibilidades deve ser tomada em conjunto entre pais e médico, levando em consideração diversos fatores. Em muitos casos, o parto vaginal é a melhor opção. No entanto, há situações em que a cesárea pode ser necessária para garantir a segurança da mãe e do bebê. É importante conversar com o médico e considerar todas as informações disponíveis antes de tomar uma decisão.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.
Informe os seus dados e entraremos em contato para confirmar sua inscrição. Programa exclusivo para gestantes beneficiárias da Unimed Cascavel (0158).
A Unimed Cascavel
Clínica da Unimed
Cliente Unimed
Informações