Pedidos de Patrocínio ou Doação

Temos crenças que orientam nossas parcerias. Verifique se o seu projeto tem sinergia conosco.

Apoiamos iniciativas que:

  • Estejam em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento "Vocação para cuidar das pessoas";
  • Ofereçam contrapartidas institucionais e/ou mercadológicas relevantes;
  • Possibilitem a formação ou aperfeiçoamento de profissionais na área de saúde ou em áreas afins ao negócio Unimed;
  • Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
  • Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
  • Aprofundem o relacionamento com clientes efetivos, potenciais e públicos estratégicos;
  • Ofereçam, preferencialmente, a exclusividade como patrocinador e fornecedor de produtos/ serviços entre as empresas do mesmo segmento de atuação Unimed;
  • De proponentes que, preferencialmente, sejam clientes da Unimed;
  • De eventos relevantes para a comunidade onde a Unimed estiver inserida e em consonância com nosso posicionamento.
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Entendendo as diferenças

Patrocínio

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É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Patrocínio
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

Objetivo

  • A presente diretriz tem por finalidade estabelecer critérios para investimentos em patrocínios que permitam a construção de uma imagem sólida dentro da comunidade;
  • Esta não visa pedidos de Investimento Social (Doações) nem Projetos Sociais;
  • Esta é direcionada para projetos que haja contrapartida do patrocinado e tem como fundamento a possibilidade de difusão da marca e ações de interesse da Unimed;
  • Tornar transparente esta diretriz para a comunidade.

Diretrizes

  • A Unimed Oeste do Paraná dispõe de um Orçamento anual para dispêndio em Patrocínios (até R$ 87.500,00) sendo dividido em Segmentos. Cada segmento terão os seguintes limites orçamentários:
    • Saúde – 20% – R$ 17.500,00
    • Capacitação – 10% – R$ 8.750,00
    • Esporte – 20% – R$ 17.500,00
    • Cultura – 10% – R$ 8.750,00
    • Filantropia – 0% – R$ 0,00
    • Alimentação – 10% – R$ 8.750,00
    • Evento – 10% – R$ 8.750,00
    • Ambiental – 20% – R$ 17.500,00
  • Devem estar em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento (Vocação para cuidar das pessoas);
  • Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
  • Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
  • Ofereçam contrapartidas institucionais, comunitárias e/ou mercadológicas relevantes.

Quem poderá solicitar

  • Ser pessoa jurídica devidamente constituída, ativa e legalizada;
  • Ser pessoa física apenas no caso de atletas ou artistas.

Critérios

  1. Deve estar alinhado, no mínimo, a um dos segmentos:
    1. Saúde 
    2. Capacitação
    3. Esporte
    4. Cultura
    5. Alimentação
    6. Evento
    7. Ambiental;
  2. Consistência e relevância;
  3. Idoneidade do solicitante: histórico da entidade solicitante, sua integridade e projetos realizados;
  4. Pedido centralizado: Haver pedido em nome da entidade no sítio da Unimed;
  5. Clareza de objetivos e metas;
  6. Alcance do projeto: potencial quantidade de pessoas impactadas diretamente e sua localidade impactada (local, estadual, nacional);
  7. Período de realização;
  8. Clareza no valor, tipo de serviço ou produto;
  9. Contrapartida contratual:
    1. Quais benefícios serão oferecidos para a cooperativa
    2. Possibilidade de ação promocional da cooperativa no evento;
  10. Viabilidade;
  11. Fornecimento de prova documental, fotos e/ou publicações após o patrocínio, nas quais apareçam:
    1. Aplicação da logomarca
    2. Público atingido
    3. Organizadores do evento.

Processo de seleção

  • Os pedidos de patrocínios deverão ser feitos por meio eletrônico, através do formulário abaixo;
  • As propostas são avaliadas por esta diretriz e, posteriormente, pela diretoria executiva;
  • O processo de análise e decisão pode levar até 30 (trinta) dias, após a cooperativa realizar a confirmação do recebimento do pedido (por e-mail);
  • A entidade deverá encaminhar os documentos que comprovem sua existência:
  • Prova de regularidade fiscal no âmbito Municipal, Estadual e Federal (certidões negativas);
  • O solicitante receberá parecer final das respostas.

Locais de atuação

  • Só serão analisados se fizerem parte da área de atuação da Unimed Oeste do Paraná: Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Não se enquadram

  • Não serão apoiados os seguintes projetos:
  1. De entidades patrocinadas anteriormente e que não prestaram contas;
  2. De cunho essencialmente religioso, sectário e/ou político;
  3. Contrários ao Código de Conduta da Unimed Oeste do Paraná;
  4. Para pagamento de profissionais, de diárias, hospedagem, passagens aéreas, terrestres e marítimas, alimentação, transporte particular, combustível, compra de equipamentos e locação de espaços;
  5. Fora dos locais de atuação da Unimed Oeste do Paraná;
  6. Projetos de proponentes que tenham como seus representantes legais pessoas com 1º grau de parentesco com cooperados ou colaboradores da Unimed Oeste do Paraná;
  7. Que incentive violência;
  8. Que causem ou possa vir a causar impacto ambiental negativo;
  9. De organizações que não estejam em dia com suas obrigações tributárias.

Prestação de contas

  • Caso o projeto seja aprovado, a instituição tem até 30 dias para encaminhar para o setor de Comunicação e Relacionamento (pelo e-mail mkt@unimedmedianeira.coop.br):
    • A prestação de contas
    • Fornecimento de imagens
    • Um breve relato da atividade patrocinada;
  • O departamento de Comunicação e Relacionamento fará relatório anual dos resultados e os incluirá no balanço social da cooperativa.

Doação

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Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Patrocínio
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

Objetivo

  • A presente diretriz tem por finalidade estabelecer critérios para investimentos em doações a terceiros, com recursos próprios, não se limitando ao recurso financeiro;
  • Esta não visa pedidos de patrocínios;
  • O principal fundamento desta é a transformação social;
  • Tais não se confundem com campanhas promocionais de vendas;
  • Tornar transparente esta diretriz para a comunidade.

Diretrizes

  • O Unimed Oeste do Paraná dispõe de um Orçamento anual para dispêndio em Doações (até R$ 87.500,00) sendo dividido em Segmentos. Cada segmento terão os seguintes limites orçamentários:
    • Saúde – 20% – R$ 17.500,00
    • Capacitação – 10% – R$ 8.750,00
    • Esporte – 20% – R$ 17.500,00
    • Cultura – 10% – R$ 8.750,00
    • Filantropia – 0% – R$ 0,00
    • Alimentação – 10% – R$ 8.750,00
    • Evento – 10% – R$ 8.750,00
    • Ambiental – 20% – R$ 17.500,00
  • Devem estar em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento (Vocação para cuidar das pessoas);
  • Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
  • Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
  • Que sejam relevantes para a comunidade onde a Unimed está inserida;
  • Aprofundem o relacionamento com clientes efetivos, potenciais e públicos estratégicos;
  • Para pessoas físicas será limitada à doação de brindes e materiais.

Quem poderá solicitar

  • Entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, ONGs, OSCIPs e associações;
  • Pessoas físicas, no caso de artistas e/ou atletas.

Critérios

  1. Deve estar alinhado, no mínimo, a um dos segmentos:
    1. Saúde 
    2. Capacitação
    3. Esporte
    4. Cultura
    5. Alimentação
    6. Evento
    7. Ambiental;
  2. Consistência e relevância;
  3. Idoneidade do solicitante: histórico da entidade solicitante, sua integridade e projetos realizados;
  4. Pedido centralizado: Haver pedido em nome da entidade no sítio da Unimed;
  5. Clareza de objetivos e metas;
  6. Alcance do projeto: potencial quantidade de pessoas impactadas diretamente e sua localidade impactada (local, estadual, nacional);
  7. Período de realização;
  8. Clareza no valor, tipo de serviço ou produto;
  9. Geração de valor para a comunidade;
  10. Viabilidade;
  11. Fornecimento de prova documental, fotos e/ou publicações após o patrocínio, nas quais apareçam:
    1. Item ou itens doados
    2. Público atingido
    3. Organizadores do evento.

Processo de seleção

  • Os pedidos de doações deverão ser feitos por meio eletrônico, através do formulário abaixo;
  • As propostas são avaliadas por esta diretriz e, posteriormente, pela diretoria executiva;
  • O processo de análise e decisão pode levar até 30 (trinta) dias, após a cooperativa realizar a confirmação do recebimento do pedido (por e-mail);
  • A entidade deverá encaminhar os documentos que comprovem sua existência:
  • Prova de regularidade fiscal no âmbito Municipal, Estadual e Federal (certidões negativas);
  • O solicitante receberá parecer final das respostas.

Locais de atuação

  • Só serão analisados se fizerem parte da área de atuação da Unimed Oeste do Paraná: Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Não se enquadram

  • Não serão apoiados os seguintes pedidos:
  1. De entidades patrocinadas anteriormente e que não prestaram contas;
  2. De cunho essencialmente religioso, sectário e/ou político;
  3. Contrários ao Código de Conduta da Unimed Oeste do Paraná;
  4. Para pagamento de profissionais, de diárias, hospedagem, passagens aéreas, terrestres e marítimas, alimentação, transporte particular, combustível, compra de equipamentos e locação de espaços;
  5. Fora dos locais de atuação da Unimed Oeste do Paraná;
  6. Projetos de proponentes que tenham como seus representantes legais pessoas com 1º grau de parentesco com cooperados ou colaboradores da Unimed Oeste do Paraná;
  7. Que incentive violência;
  8. Que causem ou possa vir a causar impacto ambiental negativo;
  9. De organizações que não estejam em dia com suas obrigações tributárias.

Prestação de contas

  • Caso o projeto seja aprovado, a instituição tem até 30 dias para encaminhar para o setor de Comunicação e Relacionamento (pelo e-mail sustentabilidade@unimedmedianeira.coop.br):
    • A prestação de contas
    • Fornecimento de imagens
    • Cópias de notas fiscais
    • Um breve relato da atividade patrocinada;
  • O departamento de Comunicação e Relacionamento fará relatório anual dos resultados e os incluirá no balanço social da cooperativa.

Solicitação de Patrocínio ou Doação v1.2

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