Solicitar Patrocínio ou Doação - Unimed Oeste do Paraná
Pedidos de Patrocínio ou Doação
Temos crenças que orientam nossas parcerias. Verifique se o seu projeto tem sinergia conosco.
Apoiamos iniciativas que:
-
Estejam em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento "Vocação para cuidar das pessoas";
-
Ofereçam contrapartidas institucionais e/ou mercadológicas relevantes;
-
Possibilitem a formação ou aperfeiçoamento de profissionais na área de saúde ou em áreas afins ao negócio Unimed;
-
Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
-
Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
-
Aprofundem o relacionamento com clientes efetivos, potenciais e públicos estratégicos;
-
Ofereçam, preferencialmente, a exclusividade como patrocinador e fornecedor de produtos/ serviços entre as empresas do mesmo segmento de atuação Unimed;
-
De proponentes que, preferencialmente, sejam clientes da Unimed;
-
De eventos relevantes para a comunidade onde a Unimed estiver inserida e em consonância com nosso posicionamento.

Entendendo as diferenças
Patrocínio

É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Patrocínio
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Objetivo
- A presente diretriz tem por finalidade estabelecer critérios para investimentos em patrocínios que permitam a construção de uma imagem sólida dentro da comunidade;
- Esta não visa pedidos de Investimento Social (Doações) nem Projetos Sociais;
- Esta é direcionada para projetos que haja contrapartida do patrocinado e tem como fundamento a possibilidade de difusão da marca e ações de interesse da Unimed;
- Tornar transparente esta diretriz para a comunidade.
Diretrizes
- A Unimed Oeste do Paraná dispõe de um Orçamento anual para dispêndio em Patrocínios (até R$ 87.500,00) sendo dividido em Segmentos. Cada segmento terão os seguintes limites orçamentários:
- Saúde – 20% – R$ 17.500,00
- Capacitação – 10% – R$ 8.750,00
- Esporte – 20% – R$ 17.500,00
- Cultura – 10% – R$ 8.750,00
- Filantropia – 0% – R$ 0,00
- Alimentação – 10% – R$ 8.750,00
- Evento – 10% – R$ 8.750,00
- Ambiental – 20% – R$ 17.500,00
- Devem estar em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento (Vocação para cuidar das pessoas);
- Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
- Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
- Ofereçam contrapartidas institucionais, comunitárias e/ou mercadológicas relevantes.
Quem poderá solicitar
- Ser pessoa jurídica devidamente constituída, ativa e legalizada;
- Ser pessoa física apenas no caso de atletas ou artistas.
Critérios
- Deve estar alinhado, no mínimo, a um dos segmentos:
- Saúde
- Capacitação
- Esporte
- Cultura
- Alimentação
- Evento
- Ambiental;
- Consistência e relevância;
- Idoneidade do solicitante: histórico da entidade solicitante, sua integridade e projetos realizados;
- Pedido centralizado: Haver pedido em nome da entidade no sítio da Unimed;
- Clareza de objetivos e metas;
- Alcance do projeto: potencial quantidade de pessoas impactadas diretamente e sua localidade impactada (local, estadual, nacional);
- Período de realização;
- Clareza no valor, tipo de serviço ou produto;
- Contrapartida contratual:
- Quais benefícios serão oferecidos para a cooperativa
- Possibilidade de ação promocional da cooperativa no evento;
- Viabilidade;
- Fornecimento de prova documental, fotos e/ou publicações após o patrocínio, nas quais apareçam:
- Aplicação da logomarca
- Público atingido
- Organizadores do evento.
Processo de seleção
- Os pedidos de patrocínios deverão ser feitos por meio eletrônico, através do formulário abaixo;
- As propostas são avaliadas por esta diretriz e, posteriormente, pela diretoria executiva;
- O processo de análise e decisão pode levar até 30 (trinta) dias, após a cooperativa realizar a confirmação do recebimento do pedido (por e-mail);
- A entidade deverá encaminhar os documentos que comprovem sua existência:
- Prova de regularidade fiscal no âmbito Municipal, Estadual e Federal (certidões negativas);
- O solicitante receberá parecer final das respostas.
Locais de atuação
- Só serão analisados se fizerem parte da área de atuação da Unimed Oeste do Paraná: Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.
Não se enquadram
- Não serão apoiados os seguintes projetos:
- De entidades patrocinadas anteriormente e que não prestaram contas;
- De cunho essencialmente religioso, sectário e/ou político;
- Contrários ao Código de Conduta da Unimed Oeste do Paraná;
- Para pagamento de profissionais, de diárias, hospedagem, passagens aéreas, terrestres e marítimas, alimentação, transporte particular, combustível, compra de equipamentos e locação de espaços;
- Fora dos locais de atuação da Unimed Oeste do Paraná;
- Projetos de proponentes que tenham como seus representantes legais pessoas com 1º grau de parentesco com cooperados ou colaboradores da Unimed Oeste do Paraná;
- Que incentive violência;
- Que causem ou possa vir a causar impacto ambiental negativo;
- De organizações que não estejam em dia com suas obrigações tributárias.
Prestação de contas
- Caso o projeto seja aprovado, a instituição tem até 30 dias para encaminhar para o setor de Comunicação e Relacionamento (pelo e-mail mkt@unimedmedianeira.coop.br):
- A prestação de contas
- Fornecimento de imagens
- Um breve relato da atividade patrocinada;
- O departamento de Comunicação e Relacionamento fará relatório anual dos resultados e os incluirá no balanço social da cooperativa.
Doação

Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Patrocínio
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
É a atividade de provisão de recursos (dinheiro, pessoas, equipamentos) por uma organização (patrocinador) diretamente para um indivíduo, autoridade, grupo ou corporação (patrocinado), permitindo ao patrocinador realizar determinada atividade em retorno.
Doação – Investimento Social
Doação é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para terceiros em: projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.
Objetivo
- A presente diretriz tem por finalidade estabelecer critérios para investimentos em doações a terceiros, com recursos próprios, não se limitando ao recurso financeiro;
- Esta não visa pedidos de patrocínios;
- O principal fundamento desta é a transformação social;
- Tais não se confundem com campanhas promocionais de vendas;
- Tornar transparente esta diretriz para a comunidade.
Diretrizes
- O Unimed Oeste do Paraná dispõe de um Orçamento anual para dispêndio em Doações (até R$ 87.500,00) sendo dividido em Segmentos. Cada segmento terão os seguintes limites orçamentários:
- Saúde – 20% – R$ 17.500,00
- Capacitação – 10% – R$ 8.750,00
- Esporte – 20% – R$ 17.500,00
- Cultura – 10% – R$ 8.750,00
- Filantropia – 0% – R$ 0,00
- Alimentação – 10% – R$ 8.750,00
- Evento – 10% – R$ 8.750,00
- Ambiental – 20% – R$ 17.500,00
- Devem estar em sintonia com a plataforma da marca, principalmente reforçando nosso posicionamento (Vocação para cuidar das pessoas);
- Estimulem e promovam o bem-estar, a felicidade e a saúde física e mental;
- Respeitem as premissas de Responsabilidade Socioambiental e o conceito de Sustentabilidade;
- Que sejam relevantes para a comunidade onde a Unimed está inserida;
- Aprofundem o relacionamento com clientes efetivos, potenciais e públicos estratégicos;
- Para pessoas físicas será limitada à doação de brindes e materiais.
Quem poderá solicitar
- Entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, ONGs, OSCIPs e associações;
- Pessoas físicas, no caso de artistas e/ou atletas.
Critérios
- Deve estar alinhado, no mínimo, a um dos segmentos:
- Saúde
- Capacitação
- Esporte
- Cultura
- Alimentação
- Evento
- Ambiental;
- Consistência e relevância;
- Idoneidade do solicitante: histórico da entidade solicitante, sua integridade e projetos realizados;
- Pedido centralizado: Haver pedido em nome da entidade no sítio da Unimed;
- Clareza de objetivos e metas;
- Alcance do projeto: potencial quantidade de pessoas impactadas diretamente e sua localidade impactada (local, estadual, nacional);
- Período de realização;
- Clareza no valor, tipo de serviço ou produto;
- Geração de valor para a comunidade;
- Viabilidade;
- Fornecimento de prova documental, fotos e/ou publicações após o patrocínio, nas quais apareçam:
- Item ou itens doados
- Público atingido
- Organizadores do evento.
Processo de seleção
- Os pedidos de doações deverão ser feitos por meio eletrônico, através do formulário abaixo;
- As propostas são avaliadas por esta diretriz e, posteriormente, pela diretoria executiva;
- O processo de análise e decisão pode levar até 30 (trinta) dias, após a cooperativa realizar a confirmação do recebimento do pedido (por e-mail);
- A entidade deverá encaminhar os documentos que comprovem sua existência:
- Prova de regularidade fiscal no âmbito Municipal, Estadual e Federal (certidões negativas);
- O solicitante receberá parecer final das respostas.
Locais de atuação
- Só serão analisados se fizerem parte da área de atuação da Unimed Oeste do Paraná: Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.
Não se enquadram
- Não serão apoiados os seguintes pedidos:
- De entidades patrocinadas anteriormente e que não prestaram contas;
- De cunho essencialmente religioso, sectário e/ou político;
- Contrários ao Código de Conduta da Unimed Oeste do Paraná;
- Para pagamento de profissionais, de diárias, hospedagem, passagens aéreas, terrestres e marítimas, alimentação, transporte particular, combustível, compra de equipamentos e locação de espaços;
- Fora dos locais de atuação da Unimed Oeste do Paraná;
- Projetos de proponentes que tenham como seus representantes legais pessoas com 1º grau de parentesco com cooperados ou colaboradores da Unimed Oeste do Paraná;
- Que incentive violência;
- Que causem ou possa vir a causar impacto ambiental negativo;
- De organizações que não estejam em dia com suas obrigações tributárias.
Prestação de contas
- Caso o projeto seja aprovado, a instituição tem até 30 dias para encaminhar para o setor de Comunicação e Relacionamento (pelo e-mail sustentabilidade@unimedmedianeira.coop.br):
- A prestação de contas
- Fornecimento de imagens
- Cópias de notas fiscais
- Um breve relato da atividade patrocinada;
- O departamento de Comunicação e Relacionamento fará relatório anual dos resultados e os incluirá no balanço social da cooperativa.