Dúvidas referentes à migração

Quem é a Unimed Ferj?

Há mais de 50 anos atuando como Unimed do Estado do Rio de Janeiro – Federação Estadual das Cooperativas Médicas, a Unimed Ferj é representante estatutária de todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro, com atuação histórica no fomento da conformidade regulatória e das melhores práticas de gestão dessas unidades, numa dinâmica de interação diária que lhe confere expertise técnica e operacional em todos os processos de gestão de planos de saúde. 
 
No estado do Rio de Janeiro, o Sistema Unimed, representado pela Unimed Ferj, conta com mais de 1,2 milhão de clientes ativos, cobre 100% dos municípios fluminenses, dispõe de 14 hospitais próprios em operação, que somam mais de 1,3mil leitos, quatro novos hospitais em fase de construção, além de seis unidades de pronto atendimento, dois centros de diagnóstico e quatro centros de atendimento, o que gera cerca de 16 mil empregos diretos, além de farta rede credenciada, números que contribuem, contundentemente, para o Sistema Unimed ser referência em Saúde Suplementar no país. 

Qual a diferença entre Unimed-Rio e Unimed Ferj?

Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed-Rio tem atuação restrita às cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Já a Unimed Ferj opera em todo o território do estado do Rio de Janeiro, contemplando 92 municípios. 

Por que estou sendo transferido de operadora?

Em continuidade ao plano estratégico de reestruturação econômico-financeira, e de acordo com as regras de atuação do Sistema Unimed, a Unimed-Rio solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a transferência de beneficiários residentes no interior do estado do Rio de Janeiro, fora dos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro para a Unimed Ferj, que congrega as Unimeds do estado do Rio de Janeiro. 
 
Com a finalidade de garantir aos consumidores a continuidade da assistência, com as mesmas condições de preço e cobertura atuais, a Unimed-Rio e a Unimed Ferj buscaram a melhor solução, mantendo a área de abrangência e cobertura de rede de atendimento médico-hospitalar para os beneficiários. 

Qual será a nova operadora do meu plano?

Conforme autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), você e seus dependentes, caso houver, serão transferidos para a Unimed Ferj, que congrega todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro. 

Recebi o comunicado sobre a migração, mas não quero mudar de operadora. Como fazer?

Caso sua residência seja fora dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, a migração foi autorizada pela ANS de forma compulsória. Se você comprovar residências nestes dois municípios, deve procurar a Supermed para fazer a atualização cadastral e/ou firmar um novo contrato. 

Quais são os assuntos que vou tratar diretamente com a Unimed Ferj quando meu plano estiver ativo?

Você vai entrar em contato com a Unimed Ferj para informações ou temas relacionados à cobertura do seu plano de saúde. Ou seja, sempre que a dúvida ou solicitação desejada for relacionada à utilização do plano, como acompanhamento de autorização e procedimentos médico-hospitalares, acompanhamento de reembolso, rede credenciada, coberturas, bem como outras questões de natureza assistencial. 

Quais clientes estão inseridos na migração?

Nesta etapa, serão migrados contratos de adesão vinculados exclusivamente à administradora de benefícios Supermed referentes a titulares e seus respectivos dependentes residentes no estado do Rio de Janeiro, mas fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.  

Quando ocorrerá a transferência do meu plano para a Unimed Ferj?

Será realizada de acordo com a determinação da ANS.

Consulte o seu cartão virtual no app da Unimed Cliente.

Com a transferência, poderei ter a inclusão de novo período de Cobertura Parcial Temporária (CPT)?

Não. Conforme determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj, não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora. 

Como terei acesso a nova numeração/matrícula do cartão Unimed Ferj?

Você receberá um novo número do seu cartão virtual referente ao seu plano na Unimed Ferj.

É importante ressaltar que, o número da matrícula será enviado através do e-mail de cadastro até o início da sua vigência na operadora Unimed Ferj. Ele será digital e, para acessá-lo, será necessário baixar o aplicativo ‘Unimed Cliente’, que pode ser baixado nas lojas App Store e Google Play.


Clique aqui para baixar na App Store

Clique aqui para baixar na Google Play
É fundamental manter a versão do Aplicativo (App) sempre atualizada.
 

Acesse o passo a passo do App Unimed Cliente
 

Dúvidas referentes ao contrato

Continuarei vinculado à mesma administradora?

Sim, sua administradora segue sendo a Supermed. A operadora de planos de saúde é que muda, passando da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

Vou mudar de plano e de rede de cobertura?

A rede de cobertura permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede contratada permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Haverá mudanças nos prazos de carência?

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.

Meu cartão será trocado?

Com a mudança de operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova operadora. Na Unimed Ferj o cartão de identificação é digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).

Você receberá todas as informações sobre como acessar e utilizar em breve. Mas atenção: até que sejam cumpridas todas as fases da migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.

Tive um filho recentemente e ainda não o incluí como meu dependente. O que devo fazer?

Após a migração, o pedido deverá ser feito para a Supermed.

Sou dependente maior de idade e resido no município Rio de Janeiro/Caxias e quero continuar com a Unimed-Rio, o que devo fazer?

Neste caso, será necessário firmar um novo contrato, no qual você será o titular. Procure a Supermed para receber as devidas orientações.

Dúvidas referentes a canais de atendimento 

Quais os canais de atendimento da nova operadora?

Com a transferência do plano, da Unimed-Rio para Ferj, também mudarão os canais que você costumava falar para tratar de questões assistenciais do seu plano. Agora, sempre que você precisar entrar em contato com a operadora, o contato deve ocorrer nos canais de atendimento da Unimed Ferj.

SAC – 24h, todos os dia SAC – 24h, todos os dia: 21 3900 3400 e 0800 970 9080

WhatsApp – WhatsApp – 7h às 20h, todos os dias: 0800 882 0800 

Portal do cliente Unimed Ferj
www.unimedrj.coop.br


Lembre-se:
 
Você acessa os canais de atendimento da operadora, sempre que a solicitação ou informação for relacionada à utilização do plano, tais como: acompanhamento de autorização e procedimentos médico-hospitalares, acompanhamento de reembolso, rede credenciada, coberturas, bem como outras questões de natureza assistencial.

Para falar sobre inclusão ou exclusão de dependentes, atualização de dados cadastrais, boletos, cobranças e demonstrativo IR, você seguirá falando com a Supermed pelos canais a seguir:

Central de Atendimento: 21 4020-5040
WhatsApp: 21 96595-2590

E se precisar falar com a Unimed-Rio sobre alguma questão anterior à migração, ligue para 4020-3861.

Com esta mudança, deixarei de ser cliente Supermed?

Seu plano continuará sendo administrado pela Supermed, o que muda é somente a Operadora, que passará da Unimed-Rio para Unimed Ferj.

Ou seja, você seguirá recebendo comunicados, boletos, acessando atendimento (para questões não relacionadas à utilização do plano), diretamente em nossos canais como já acontece hoje em dia.

Tenho uma solicitação de Garantia de Atendimento em andamento, qual operadora me atenderá?

Você pode fazer contato nos canais já informados acima da Unimed Ferj para buscar mais informações.


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