Dúvidas referentes à migração

Por que estou migrando de operadora? 

Em função de uma aprovação da ANS para a transferência de toda a carteira de clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

Qual a diferença entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj?

Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed Ferj torna-se, com essa mudança, a maior operadora de planos de saúde do estado do Rio de Janeiro, com presença em 92 municípios fluminenses. Já a Unimed-Rio, a partir de agora, deixa de ser uma operadora de planos de saúde e passa a prestar serviços médicos.

Que clientes estão inseridos na migração?

Ao todo, serão transferidos todos os mais de 485 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, de todos os tipos de contratos hoje vinculados à Unimed-Rio (contratos pessoa jurídica, pessoa física, por adesão e exclusivamente odontológicos). 

Dúvidas referentes ao contrato: 

Meu contrato muda? Preciso assinar de novo? 

Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a migração do seu contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só sendo alterado o vínculo com a Unimed-Rio para a Unimed Ferj. 

Vou mudar de plano e de rede? 

A sua rede de atendimento continua sendo a mesma que está vinculada ao seu plano de saúde registrado na ANS. Todas as condições do seu contrato, como atendimento, rede assistencial, carência e data de aniversário permanecem as mesmas vigentes.

Você pode acessar a sua rede usando o Guia Médico no site da Unimed Ferj ou no aplicativo Unimed Cliente.

Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede de atendimento continua sendo a mesma que foi contratada previamente.

 Minha carteirinha será trocada?

Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora.

Você pode acessar a sua carteirinha digital da Unimed Ferj através do aplicativo Unimed Cliente, disponível nas lojas de aplicativos para celulares Android e iOS, ou no Canal do Beneficiário em nosso site. Para sua comodidade enviaremos, em breve, o cartão físico do seu convênio. Aqui na Unimed Ferj, a sua carteirinha começa com o número 0972

Você podia usar a carteirinha da Unimed-Rio até o cartão da Unimed Ferj ser liberada. Agora que você já pode acessar a sua nova carteirinha virtual e o seu cartão físico está prestes a ser enviado, em breve, você deve, independentemente da validade do seu cartão da Unimed-Rio, usar exclusivamente a carteirinha da Unimed Ferj para acessar a sua rede de atendimento.

Sou cliente de plano empresarial. O que devo fazer?

Você deve procurar o setor de Recursos Humanos da sua empresa, que lhe passará todas as informações referentes ao seu contrato.

Sou gestor de um contrato empresarial vinculado à Unimed-Rio. O que devo fazer?

Todos os contratos geridos pela sua empresa serão migrados normalmente, com as mesmas condições contratadas, para a Unimed Ferj. Em breve, você será contatado pela nova operadora, e todo o seu relacionamento passará a ser feito com a Unimed Ferj. 

Tenho um contrato de plano de saúde da Unimed-Rio vinculado a uma empresa da qual não faço mais parte, seja por desligamento ou aposentadoria. O que acontece comigo? 

Não há qualquer alteração no seu contrato. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede de atendimento e cobertura permanecerão as mesmas contratadas anteriormente, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Haverá mudança nos prazos de carência? 

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos. 

Tive um filho e ainda não o incluí como meu dependente. O que devo fazer? 

A partir da migração de seu contrato, o pedido deverá ser feito diretamente à Unimed Ferj.

Tenho opcionais contratados. Meu contrato será migrado com os opcionais contratados? 

Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso. 

Tenho um plano dental contratado. Ele também será migrado?

Sim, tanto os contratos de saúde que incluem planos odontológicos, quanto os contratos exclusivamente odontológicos serão migrados para a Unimed Ferj. 

Sou cliente oriundo da CAARJ e tenho direito aos Hospitais Icaraí e Perinatal. Continuarei com direito a esses prestadores?

A rede permanece igual a contratada previamente.

Sou cliente oriundo da Golden Cross. Ao ser migrado, meu contrato irá carregar todas as coberturas, inclusive as opcionais? 

A cobertura e opcionais permanecem iguais aos contratados previamente.

Com a transferência, poderei ter a inclusão de novo período de Cobertura Parcial Temporária (CPT)?

Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos.

Mas atenção: O beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.

Dúvidas referentes à assistência à saúde

Minha cobertura assistencial na rede de hospitais e laboratórios permanecerá a mesma? 

Sim. Sua cobertura assistencial continua sendo a mesma contratada previamente.

Haverá mudança no padrão de acomodação (enfermaria ou apartamento)? 

Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá igual ao que foi contratado previamente.

Tenho uma cirurgia já autorizada pela Unimed-Rio, com senha dentro da validade. Essa autorização permanecerá válida ou precisarei dar entrada em novo pedido após a migração? 

Mesmo com a transferência para a Unimed Ferj, serão aproveitadas as mesmas senhas já solicitadas a Unimed-Rio. Sendo assim, o cliente não precisará trocar, nem solicitar, nova senha para a sua cirurgia.

Em casos de pacientes internados, como fica a permanência no hospital após a migração? 

Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.

Tenho exame já autorizado pela Unimed-Rio e agendado com prestador. Essa autorização permanecerá válida após a migração? 

Sim. As senhas de autorização válidas serão aproveitadas na nova operadora.

Mas atenção: As senhas emitidas têm validade de 60 dias, a partir da data da autorização.

Estou realizando um tratamento oncológico. Como fica após a migração? 

O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.

Tenho terapia em andamento, autorizada pela Unimed-Rio. Precisarei solicitar nova autorização? 

- Antes da migração: 
Estando o contrato ativo no sistema da Unimed-Rio até a data de migração, os tratamentos autorizados podem ser realizados. 

- Após migração
Estando os contratos já excluídos/cancelados no sistema da Unimed-Rio, o cliente deverá solicitar nova liberação com sua nova operadora de saúde, assim que tiver a sua carteirinha da Unimed Ferj. 

Realizei uma cirurgia e ainda não solicitei reembolso. Por onde darei entrada?

Os pedidos de reembolso estão suspensos pelos canais da Unimed-Rio e a partir do dia 03/05/2024 devem ser feitos com a Unimed Ferj.

Fique tranquilo, em breve você receberá orientações sobre seu novo canal digital, mas enquanto isso, se você precisar solicitar reembolso, confira as orientações abaixo.

Seu pedido de reembolso deve ser enviado por meio de carta registrada contendo todos os documentos necessários detalhados abaixo, para os endereços de nossas Lojas de Atendimento.

Acesse aqui o endereço das lojas e os documentos necessários!

Tenho um contrato de plano Odontológico da Unimed-Rio vinculado a uma empresa da qual não faço mais parte, seja por desligamento ou aposentadoria. O que acontece comigo? 

Não há qualquer alteração no seu contrato. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede de atendimento e cobertura permanecerão as mesmas contratadas anteriormente, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Tenho plano Odontológico e estou fazendo tratamento, com consultas e exames já agendados e autorizados. O que devo fazer?

Não se preocupe, seu tratamento segue normalmente através da rede da Unimed Odonto. Quando seu cartão for alterado para a Unimed Ferj, você continuará tendo o atendimento através da nova carteirinha.

Dúvidas referentes a questões financeiras

O valor da minha mensalidade será alterado? 

Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência. As hipóteses de alteração do valor do plano são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio. 

Mas atenção: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, essa atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas com a aplicação do reajuste. 

Como fica o recebimento do boleto? No mês da migração devo quitar, aguardar ou receberei outro boleto? 

Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida.

Até 10/05/2024 todos os boletos ainda serão emitidos pela Unimed-Rio, mas a partir do dia 11/05/2024 todos os boletos passarão a ser enviados pela Unimed Ferj. Se tiver um plano de pessoa física você receberá o boleto do seu plano através dos canais que possui em nosso cadastro, mas também pode retirar a 2ª via no Canal do Beneficiário em nosso site ou no app Unimed Cliente.

No momento, a Unimed Ferj possui apenas a opção de pagamento via boleto bancário, que é a fatura que você recebe todo mês do seu plano. Estamos melhorando para, em breve, oferecer as facilidades de pagamento via débito automático e cartão de crédito. Manteremos você informado sobre esse assunto!

Se tiver um plano de pessoa física você receberá o boleto do seu plano através dos canais que possui em nosso cadastro, mas também pode retirar a 2ª via no Canal do Beneficiário em nosso site ou no app Unimed Cliente.

Saiba mais sobre esse assunto aqui!

Como fica o demonstrativo do Imposto de Renda em 2024?

Como a migração ocorrerá após o exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com a Unimed-Rio, excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, acesse o site www.unimedrio.com.br e encontre orientações na área aberta ou faça contato com a Unimed-Rio para retirar seus comprovantes.

Leia aqui a notícia de Imposro de Renda da Unimed-Rio!

Dúvidas referentes ao aplicativo Unimed Cliente

Como baixar o aplicativo Unimed Cliente ?

Para acessá-lo, será necessário baixar o aplicativo ‘Unimed Cliente’, que pode ser baixado nas lojas App Store e Google Play.

Clique aqui para baixar na App Store
Clique aqui para baixar na Google Play
É fundamental manter a versão do Aplicativo (App) sempre atualizada.
 
Acesse aqui como você pode acessar o app!

Se nunca acessou o app unimed Cliente, basta baixar efazer um novo cadastro utilizando o seu CPF. Se já usou o aplicativo antes, use o seu CPF e a senha para acessá-lo novamente. Se tiver esquecido a senha, você pode pedir para recuperá-la.

Dúvidas referentes a canais de atendimento

Os atendimentos presenciais permanecem nos mesmos locais?

Lojas de Atendimento:
• Loja Centro:
Rua do Ouvidor, 161 – Sobreloja;
• Loja Barra da Tijuca: Avenida Ayrton Senna, 2.500.
Atendimento nas lojas das 8h às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados.


Canais de Atendimento 24h:
• (21) 3900-3400
• 0800 970 9080

WhatsApp de Atendimento (todos os dias, de 7h às 20h):
• 0800 882 0800
 
Todas as informações que você precisa, neste momento, podem ser obtidas em nosso site, acessando https://www.unimedrj.coop.br.

Beneficiários da Unimed-Rio passarão a ser atendidos pela Unimed Ferj

Transferência total de carteira foi aprovada em reunião nesta terça-feira, 05/03, e será realizada em abril. Atendimento aos beneficiários não será interrompido
Na manhã desta terça-feira, 05/03/2024, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu-se com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed-Rio, Unimed Ferj, Unimed do Brasil e Central Nacional Unimed, entes que assinaram o Termo de Compromisso feito em novembro de 2016 com a operadora Unimed-Rio. Os participantes concordaram e assinaram a decisão de que a Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médio do Rio de Janeiro LTDA fará a transferência de todos os seus beneficiários para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj).

A Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde. A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários.

Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj:

1. Ficará responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio;

2. Contratará da Unimed-Rio todos os serviços operacionais para suportar essa fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024, de acordo com a necessidade a ser apontada pela Unimed Ferj;

3. Arrendará o hospital e o(s) pronto(s) atendimento(s) da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, levando em consideração os compromissos previamente firmados.

De acordo com dados de janeiro de 2024, a Unimed-Rio possui 452.598 beneficiários em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. Todos serão transferidos para a Unimed Ferj a partir do próximo mês de abril, de acordo com o calendário que será informado em breve pelas operadoras envolvidas.

Fonte: ANS
https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/beneficiarios-da-unimed-rio-passarao-a-ser-atendidos-pela-unimed-ferj  

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