Você sabe o que é Parto Adequado?

É o momento e a forma de nascimento, adequados ou ideais para cada mãe e bebê, levando em consideração os riscos e benefícios de cada tipo de parto para cada gestação individualmente. O desenvolvimento da criança no útero da gestante, bem como alguns outros fatores clínicos é o que determina qual será a melhor escolha. Ou seja, parto adequado é o parto mais seguro para que a futura mamãe dê a luz. Geralmente, o Parto Vaginal é primeira e mais indicada opção, salvo aquelas gestantes que possuem contra indicações. Tudo dependerá da avaliação e acompanhamento obstétrico, onde serão avaliadas as condições para o trabalho de parto.

Benefícios do Parto Vaginal

  • Geralmente não há cortes ou cicatriz;
  • Recuperação muito mais rápida;
  • Melhor para a respiração do bebê;
  • Menor risco de infecção, tanto para mãe quanto para o bebê;
  • Menor risco de hemorragia;
  • Relação mais próxima entre mãe e bebê;
  • Sem maiores limitações e incômodos pós parto;
  • Oportunidade de não sentir dor, através da Analgesia de Parto.

Projeto Parto Adequado Unimed Vale do São Francisco

A Unimed Vale do São Francisco têm como objetivo proporcionar a gestante e ao bebê o parto mais adequado. Cada gestação é única e para fazer parte desse momento tão especial, a Unimed Vale do São Francisco oferece as clientes gestantes todos os benefícios e orientações que compõem as premissas do Projeto Parto Adequado da Agência Nacional de Saúde – ANS.
O projeto Parto Adequado no Hospital Unimed Vale do São Francisco em Petrolina-PE, além de seguir as diretrizes da ANS é composto pela sala PPP (Pré, Parto, Pós) ambiente acolhedor para o parto, com ferramentas não farmacológicas para alívio da dor (tais como: bola suíça, espaldar, banqueta em U, banho quente, cavalinho, entre outros), plantão obstétrico 24 horas, enfermeiro (a) obstetra no setor materno infantil encorajando o trabalho de parto, equipe multidisciplinar e disponibilização de doulas cadastradas no site para serviços interdependentes caso a usuária queira usufruir da prestação dos cuidados destas profissionais.

A operadora disponibiliza do Programa Mamãe Consciente, promovendo a saúde prevenindo complicações relacionadas a gestação, orientando sobre assuntos relevantes que envolvem a gravidez, parto, pós parto e primeiro ano de vida do bebê, na qual oferece pré natal com acompanhamento com enfermeira obstetra, nutricionista, educador físico, oficinas/cursos, rodas de gestantes, monitoramento telefônico pós parto para as grávidas que participam do grupo de gestantes. A operadora também oferece o Programa Crescer Bem na qual possibilita o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança reforçando a assistência na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e recuperação dos agravos à saúde, desde o nascimento da criança até os 07 anos de idade envolvendo uma equipe multiprofissional.

*As oficinas e grupos estão suspensos neste momento devido a pandemia do COVID-19.  A Unimed Vale do São Francisco tem feito lives e vídeos para tirar dúvidas sobre assuntos direcionados a maternidade. Siga a Unimed Vale do São Francisco nas redes sociais e fique por dentro de tudo.