Notícias da nossa Unimed

Confira as principais atualizações da Unimed Santa Bárbara d'Oeste e Americana

Cesar Cielo comemora o aniversário de Santa Bárbara em live especial com a Unimed

Campeão olímpico lembra da sua história com a cidade do interior de São Paulo e conta sobre seus projetos atuais
        16 de dezembro, 2020

Cesar Cielo tem uma história singular. É o primeiro – e ainda único - nadador brasileiro a ser campeão olímpico e esse é apenas um dos motivos que o tornam um dos filhos mais queridos de Santa Bárbara d’Oeste, cidade em que nasceu.  

Por isso, no último dia 03 de dezembro, o campeão participou de uma live em comemoração ao aniversário da cidade para falar sobre suas memórias, vida saudável e esporte. 

No bate-papo, que durou cerca de uma hora, teve também espaço para muitas nostalgias, boas lembranças e muita interação entre o atleta e seus fãs.  

Como tudo começou  

Foi no Esporte Clube Barbarense que Cesar Cielo iniciou a sua história com a natação. O campeão cresceu no bairro Jardim Alfa e conta que, nessa época, costumava sair da escola e ir para o clube de bicicleta com os amigos. Aliás, Cielo também conta que essas pessoas, com quem dividiu os primeiros treinos, são seus melhores amigos até hoje.  

E a cidade de Santa Bárbara d’Oeste ainda está presente na vida de Cesar Cielo. “Meus pais continuam morando aí... Então é uma cidade que eu realmente tenho orgulho de ter vindo”, comenta.   

A história de Cesar Cielo, Santa Bárbara e, claro, nossa Unimed, tem um forte vínculo. Quando era mais novo, Cielo teve o patrocínio da Unimed por muitos anos. Já nos dias de hoje, o Dr. Cesar Cielo, pai do nadador, é o CEO da cooperativa.  

Então, o campeão olímpico aproveitou para contar como foi a sua relação com a natação tendo em casa seu pai, que é médico, e sua mãe, que é educadora física.  

“Lá em casa nós só discutíamos que eu faria um esporte, não importava qual”, comentou Cielo. E esse foi um estímulo muito grande e importante para ele. Afinal, tinha um médico para qualquer lesão e para qualquer momento em que se sentisse indisposto. E uma educadora física, que sabia exatamente quais seus tipos ideais de treino e o que ele estava fazendo dentro da piscina.  

Para Cesar Cielo, esses estímulos, além de muita resiliência e persistência foram determinantes para a conquista da medalha mais desejada por todo atleta.  

“Precisamos saber diferenciar um sonhador de um visionário e acho que meus pais foram visionários”, explicou o campeão. Quando ele se sentia mal, tinha o apoio deles. Quando saia triste de uma prova, seus pais o entendiam. Então, para Cielo, essa relação e empatia, foram fundamentais para que um levantasse o outro sempre que necessário. “Somos um time!”, concluiu. 

Cesar Cielo comenta sobre vida saudável 

Questionado durante a live sobre o que seria possível fazer aos 30 anos para ter uma vida saudável, Cesar Cielo brinca dizendo, “acho que a pergunta certa é ‘O que não dá para fazer?’ Pois dá para fazermos tantas coisas, temos tanta saúde”. Mesmo assim, para o atleta, existem dois fatores principais para quem busca uma vida mais saudável: autocontrole e planejamento.  

“Se você não pode comer chocolate”, comenta o nadador, “não vai ter escondido no armário para um caso de emergência. Não vai ter uma latinha de cerveja no canto da geladeira só para quando for legal. Não tem opção”. 

Para o atleta, quando você estabelece que deve comer bem, por exemplo, tem que eliminar as tentações por completo para que não exista um conflito interno.  

Além disso, ele conta que o planejamento do dia é essencial para saber exatamente o que fazer e a hora em que fazer, evitando a procrastinação.  

Por fim, Cielo diz que é preciso pensar no tipo de pessoa que você gostaria de se tornar “pois é esse tipo de motivação e de questionamento que vão nos levar a tomar a atitude correta”.  

Os planos de Cesar Cielo para o futuro 

Para Cesar Cielo, é preciso investir em projetos de base para termos melhores condições de competirmos profissionalmente. E o campeão tem feito sua parte com diversos projetos sociais em Itajaí (sua cidade atual) e Valinhos (no interior de São Paulo) para formar nadadores e incentivar o amor pela natação.  

Entre os projetos, está o Instituto Cesar Cielo, que prevê competições com crianças dos 7 aos 18 anos. Existe também o projeto Nadar e o Novos Cielos, que devem voltar em breve com ações mais dinâmicas que tiveram que ser paralisadas por conta da pandemia da Covid-19.  

Além disso, vem por aí o lançamento do Cielinho, personagem desenvolvido por Ridault Dias Jr., o mesmo criador do Senninha. Seu objetivo é trazer mais diversão para a natação, com roupas e materiais que incentivem a prática de esporte para crianças. “A ideia é fazer com que ele vire um embaixador e a essência do esporte”, conta o campeão olímpico. 

Os projetos também servem como laboratórios e têm um objetivo em comum, que é inspirar ações “para otimizar o esporte em todo o país”, finalizou. 

E nós continuaremos acompanhando Cesar Cielo com muito orgulho, afinal, sempre virão boas histórias desse eterno campeão das piscinas.  

Confira abaixo a live na íntegra!

 

E para acompanhar o Cesar Cielo é só seguir suas redes sociais :)

Ter orgulho do lugar em que nascemos. Esse é o plano.

TAGs

Selecione uma das TAGs e filtre as notícias de seu interesse. 

Conteúdo revisado em 19/03/2024